sábado, 20 setembro, 2025
HomeOpinião de ValorOs 60 anos da Telepar

Os 60 anos da Telepar

Por José Francisco Cunha, escritor e ex-telepariano

A Telepar completaria 60 anos em 27 de novembro de 2023. A empresa foi privatizada em 29 de julho de 1998.

Nesse período (1963/1998), a Telepar prestou relevantes serviços à comunidade paranaense, se destacando nas telecomunicações brasileiras. É considerada a Telexemplar, Empresa Modelo e a Nota 10 do Sistema Telebrás*, com pioneirismo em vários segmentos no atendimento às telecomunicações (tecnologia; serviços; responsabilidade social; interação com seus clientes; abrangência do sistema; e metodologias gerenciais por resultados).

Da esquerda para a direita: Eng. Eletric. Hatiro Tamaru; Eng. Civ. Renato Johansson; Eng. Civ. Marcelo Stival e Relações Públicas José Francisco Cunha

Os empregados da Telepar, Fundação Telepar (saúde e atividades socioculturais dos empregados), CPT – Companhia Pontagrossense de Telecomunicações** (Ponta Grossa) e Cotelpa – Companhia Telefônica de Paranaguá** (Paranaguá) comemoram virtualmente os jubileus da Telepar em eventos festivos e cerimoniosos — após a privatização — e desta vez também em evento beneficente no próximo dia 1 de julho de 2023.

O espírito de equipe — uma cultura própria da Telepar, o DNA que permanece — vive até os dias de hoje. É um elo forte que existe entre os Teleparianos, que se reúnem em grupos no Facebook e WhatsApp em torno de 4 mil participantes.

Em 2017, a história da empresa foi transformada em livro intitulado Telepar: a revolução das telecomunicações no Paraná, lançado na Federação das Indústrias do Paraná, reunindo em torno de 650 pessoas.

Leia Também

Leia Também