sábado, 15 novembro, 2025
HomeMemorialOposição vai à Justiça para saber quantos sócios tem a ACP

Oposição vai à Justiça para saber quantos sócios tem a ACP

Camilo Turmina e José Eduardo de Moraes Sarmento

Pela manhã, advogada preparou alentada petição, buscando saber quem, afinal, tem o direito de votar em novembro

 

Quem pensou que  o tempo de beligerâncias na Associação Comercial do Paraná (ACP) teria se acomodado, com as partes selando a “pax”, engana-se. Hoje, às 11 horas, a advogada Patrícia, do escritório de Cleverson Marinho Teixeira, estava finalizando pedido de a medida judicial que, em seguida, enviaria à justiça, via web. Pede  informação vital para o futuro da entidade:  que a ACP diga, em juízo, o número exato de associados, componentes do colégio eleitoral que deverá eleger a nova diretoria em novembro.

Odone Fortes Martins

O confronto entre todos os ex-presidentes da ACP e outras lideranças da entidade ( apoiadores da chapa de Eduardo Sarmento), e o staff de Camilo Turmina/Lourival Brasileiro passa por aparente tempo de muda.

Há desconfianças entre os grandes apoiadores de Sarmento que o colégio eleitoral – seriam todos os sócios em dia com a ACP – “pode ter sofrido inchaço indesculpável…”. O que se sabe, na prática, é  que antes da pandemia a ACP contava com 13 mil associados. Hoje, mesmo membros da chapa Sarmento admitem que o colégio eleitoral foi esvaziado: seria não mais que 6.500  sócios com direito a voto.

A chapa liderada pelo vice-presidente Eduardo Sarmento vem agindo com cautela – “pois cautela e caldo de galinha…” -, razão para ter criado uma espécie de comitê de controle eleitoral. Nomes Vips da ACP e sócios de todos os níveis de importância na entidade, estão analisando nesse Comitê, minúcias de ações de Camilo e seu grupo.

Gláucio Geara

O comitê tem nos seus quadros  membros do Conselho Superior da ACP. A chapa de Sarmento, por seu turno, está finalizando uma série de clipes para exibição na web. Ao mesmo tempo,a chapa assinala a este site “um novo trunfo”: a criação do Comitê de Mulheres, já em plena movimentação.

Outrora muito loquazes, Gláucio Geara e Odone Fortes Martins (injustamente atingido por campanha que lhe dirigiu Turmina, com um passa pra lá nas próximas eleições) adotaram o mutismo, não falam sobre a ACP.

E assim caminha a humanidade…

Leia Também

Leia Também