Por Coronel Audilene Dias Rocha
O dia das mães está chegando. A palavra mãe, embora pequena, é usada incontáveis vezes diariamente pelos filhos. Sempre achei a mãe um ser muito estranho, quando me tornei mãe tive a convicção disso. Mãe está em um nível que é capaz de fazer qualquer coisa para o bem do filho, dar seu tempo, sua saúde, trabalhar muitas horas para por o pão sobre a mesa, seu descanso, até seu alimento, é sinônimo de renúncia.
Mãe entra na fila do presídio para ser revistada para visitar o filho na prisão, que não ouviu seus ensinamentos e conselhos. A mãe não desiste dos filhos, claro que estamos falando da regra e não da exceção. Defende o filho como uma leoa ao seu filhote. Seu filho sempre é lindo, maravilhoso, inteligente e se empenha para ele ter um futuro melhor do que o seu.
Não é possível que esse ser, mãe, possa ser categorizado como normal. Não é sem razão que Deus menciona que ainda que a mãe se esqueça do filho, ele, Deus não o esquecerá. Com isso, mãe é sinônimo de amor intenso e incondicional. Depois do amor de Deus, o maior amor conhecido é o da mãe. Isso é indiscutível, a mãe trabalha fora, chega em casa faz o jantar, alimenta os filhos, acompanha os deveres deles, limpa a casa, lava e passa a roupa, cuida de todos os detalhes.
Se tem marido, ainda, precisa atender as demandas relativas a ele e só então tenta descansar. Quando o filho fica doente consegue ficar à noite toda acordada e, pasmem, às vezes, a maior parte do tempo com o filho no colo e, no dia seguinte, mesmo cansada retoma a mesma rotina, consegue desenvolver o labor sem esquecer do filho. Exerce não uma dupla jornada como afirmam, mas, sim, várias jornadas. Se isso não é ser estranho, não sei a definição para essa palavra. Tudo que sei sobre a mãe é que é um ser que tem sempre disposição para atender seu filho, mesmo estando exausta, ama-o sem restrições, luta por ele, renuncia sua vida por amor a ele.
Na verdade, não conheço uma palavra que possa abranger todas essas características a não ser amor. A mãe é resiliente e perseverante quando se trata de seu filho e a sua capacidade de amar é imensurável. Parabéns a todas as mães.
Abraços a todos(as) e que Deus os(as) abençoe!
Coronel Audilene