Assessoria – A Ópera de Paris, maior casa lírica da França e uma das mais importantes do mundo, chega a Curitiba com o concerto inédito no Brasil “Bizet e seus Contemporâneos”, marcando o retorno da Ópera ao país após 23 anos. A apresentação contará com a regência do renomado maestro Gabriel Rhein Schirato e participação da Orquestra Sinfônica do Paraná. Parte da agenda especial da Temporada Franca-Brasil, o concerto terá apresentação única no dia 8 de outubro, às 20h30, no Centro Cultural Teatro Guaíra.
O programa “Bizet e seus Contemporâneos” apresenta uma seleção de romances, melodias, peças líricas e duetos, revelando diferentes facetas da obra de Georges Bizet (1838-1875) para além das mais conhecidas. São 15 composições do autor, todas da segunda metade do século XIX, colocadas em diálogo com obras de seus contemporâneos Massenet, Gounod e Saint-Saëns. O concerto, que estreou no Palais Garnier em janeiro deste ano, foi calorosamente recebido pelo público francês. O repertório será interpretado pelo corpo de residentes da Ópera de Paris, formado por solistas de diversas partes do mundo.
A cada temporada, a Academia da Ópera de Paris recebe jovens artistas de diferentes nacionalidades em seu programa de residência, voltado ao aperfeiçoamento técnico e artístico. Mais de 30 artistas estão em residência na temporada 2025/2026. Amandine Portelli (França), Bergsvein Toverud (Estados Unidos e Noruega), Clemens Frank (Áustria), Daria Akulova (Ucrânia), Isobel Anthony (Estados Unidos), Lorena Pires (Brasil), Luis Felipe Sousa (Brasil) e Sima Ouahman (França) compõem o elenco internacional da temporada.
Desde 1985, as Temporadas Cruzadas promovem o intercâmbio artístico entre a França e diversos países. Em 2025, Brasil e França se reencontram vinte anos após a primeira Temporada Brasileira na França, “Brasil, Brasis”. Com apoio dos governos de ambos os países, a nova edição busca renovar os laços culturais e incentivar novas colaborações, colocando a arte como elemento central da diplomacia entre as nações.
Academia da Ópera Nacional de Paris
Criada em 2015, a Academia da Ópera Nacional de Paris concentra suas missões em três eixos: transmissão, formação e criação. A Academia se organiza em duas áreas: a área de formação profissional, destinada a jovens artistas e artesãos, e a seção de educação artística e cultural, com diversos programas e uma programação destinada ao público jovem. A cada temporada, cerca de trinta artistas de todo o mundo ingressam no programa de residência da Academia para aprimorar suas habilidades na Ópera de Paris. Os artistas participam de produções na Ópera Bastilha e no Palais Garnier, além da programação de concertos, recitais e espetáculos.
A Academia também oferece um percurso de treinamento avançado em artes e ofícios para jovens artesãos que desejam aprender as habilidades e técnicas específicas dos ateliês da Opéra de Paris. Os programas de educação artística e cultural da Acadamia (L’Opéra en Guyane, OpérApprentis, L’Opéra pour moi aussi, Dix Mois d’École et d’Opéra, ADO – Apprentissage de l’Orchestre, etc.), desenvolvidos em escala nacional, permitem que uma ampla gama de públicos descubra ativamente o mundo da ópera e do balé. Além disso, sua programação concebida especialmente para o público jovem, a partir de 6 meses de idade, permite que cerca de 20.000 novos espectadores a cada temporada conheçam obras, artistas e companhias de todo o mundo, com atenção especial ao público com deficiência e cerca de trinta apresentações escolares.
SERVIÇO: “Bizet e seus Contemporâneos”
- Data: 8/10, às 20h30
- Local: Centro Cultural Teatro Guaíra – R. XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
- Tempo de duração: 1h30min
- Vendas: https://www.diskingressos.com.
br/ - Ingressos a R$10,00 (meia-entrada) e R$20,00 (inteira)
- As vendas abrem no dia 29/09