Por André Nunes com fotos de Lina Sumizono – Em cartaz na Caixa Cultural Curitiba, o espetáculo “O Mercador de Veneza” é mais uma prova de que um bom clássico não envelhece. Ou melhor, com uma boa adaptação, Shakespeare segue mais atual do que nunca. A direção é de Daniela Stirbulov. Com ingressos esgotados, as apresentações vão até domingo 17 de agosto, com produção local de Arliet Lira Produções.
Após temporadas no Rio de Janeiro e em Recife, o espetáculo traz uma abordagem contemporânea da obra escrita no século 16. A adaptação transporta a história shakesperiana para os anos 1990, evidenciado pelas roupas e músicas, ressaltando temas como intolerância, racismo, antissemitismo e as contradições do capitalismo.
Com grande e talentoso elenco encabeçado por Dan Stulbach, na pele do marcante personagem Shylock, o agiota judeu, a peça nos transporta para a Veneza de Antonio e Bassânio, vividos por Cesar Baccan e Marcelo Ullmann (que também são os produtores do espetáculo). O texto e as interpretações explicitam um dos aspectos que, na época de Shakespeare, ficava nas entrelinhas: a relação homoafetiva entre os amigos, capazes de atos extremados como Antonio prometer uma libra da própria carne, a partir da provocação vingativa de Shylock.
Destaque também para a presença marcante em cena da Pórcia de Gabriela Westphal, a rica herdeira que habilmente conduz os rumos do julgamento da querela entre Antonio e Shylock, disfarçada de advogada.
Para criar o cenário, no centro do palco, uma estrutura acrílica transparente elevada cria um tablado para os atores. No alto, um painel circular de LED desenha palavras e frases ligadas à ação. Há um operador de câmera captando imagens em tempo real, também projetadas no painel. A música é executada ao vivo por uma baterista no palco.
A peça traz ainda alívios cômicos e passagens mais leves, quebrando a tensão do drama principal, em especial quando entram em cena os pretendentes de Pórcia, ou os amigos de Antonio e Bassânio, liderados por Graciano (Júnior Cabral).
Fazem parte do elenco Dan Stulbach, Augusto Pompeo, Amaurih Oliveira, Cesar Baccan, Gabriela Westphal, Júnior Cabral, Marcelo Diaz, Marcelo Ullmann, Marisol Marcondes, Rebeca Oliveira, Renato Caldas e Thiago Sak.

Serviço: O mercador de Veneza
- Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
- Data: de 6 a 17 de agosto de 2025
- Horários: 06 e 07 de agosto às 20h, 08 de agosto às 20h30, 09 de agosto às 20h, 10 de agosto às 19h, 15 de agosto às 20h30, 16 de agosto às 20h e 17 de agosto às 19h.
Nas apresentações de sábado dia 09/08 e sábado dia 16/08 as sessões serão com Acessibilidade Comunicacional e ao final do espetáculo terá bate-papo com os artistas.