terça-feira, 9 setembro, 2025
HomeMemorialNovo fôlego para o Museu de Ciências Naturais da UFPR

Novo fôlego para o Museu de Ciências Naturais da UFPR

20151008_161128_resized_1O final de ano chegou e o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), celebra boas conquistas em 2015. Com o apoio do Instituto TIM, o museu lançou dois livretos – “Conchas de Moluscos Marinhos do Paraná”, de autoria de Theresinha Monteiro Absher, Augusto Luiz Ferreira Júnior e Susete Wambier Christo, e “Fósseis do Paraná”, de autoria do Prof. Fernando Sedor. Além dos livretos que auxiliarão leigos e pesquisadores do Brasil e do exterior, o museu reabriu em outubro sua sala expositiva. Nela podem ser vistas coleções científicas de Zoologia e de Paleontologia, que poderão ser consultadas durante todo o ano. Outro ganho de 2015 são as novas peças – réplicas únicas no Sul do Brasil – que mostram a evolução do homem pré-histórico, além de fósseis incríveis que ajudam a promover correlações entre as diversas disciplinas como arqueologia, paleontologia, biologia e a própria ecologia. Pelo programa Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – o Instituto TIM também auxiliou o museu no atendimento a mais de 3 mil crianças, vindos de 124 escolas públicas e privadas, de 73 municípios do Paraná, que visitaram o Museu, em Curitiba, ao longo do último ano.

NOVO FÔLEGO (2)

A partir deste ano, a Sala de Exposições do Museu de Ciências Naturais também passa a chamar Euclides Fontoura da Silva Junior – geneticista e professor da UFPR que ajudou a fundar o museu em abril de 1994 e, por 40 anos, atuou na UFPR e contribuiu para a ciência como membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do conselho editorial do Instituto Ciência Hoje.

NOVO FÔLEGO (3)

A sede do Museu de Ciências Naturais da UFPR fica no primeiro piso do Setor de Ciências Biológicas do Centro Politécnico, no Jardim das Américas. As instituições que quiserem agendar visitas ao Museu podem entrar em contato pelo e-mail biomuseu@ufpr.br ou pelo telefone (41) 3361-1628. Escolas também podem programar visitas para seu calendário de 2016. Além da área expositiva, o Museu conta com um sensível trabalho de pesquisa e extensão, auxiliando em monografias, palestras, minicursos, e atividades didáticas para estudantes de várias idades.

Leia Também

Leia Também