Redação e assessorias – Confira as últimas novidades no mercado e nas empresas de Curitiba.
Unimed Curitiba cresce e se consolida como maior operadora de saúde do Paraná
A Unimed Curitiba acaba de divulgar o seu Relatório de Sustentabilidade relativo ao ano de 2024. Os dados mostram o crescimento da operadora de planos de saúde no estado e o fortalecimento da marca no cenário da saúde suplementar. A cooperativa fechou o ano com faturamento de R$ 3,6 bilhões e 44,95% de presença de mercado em sua área de atuação, de acordo com o boletim gerencial da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), se consolidando como a maior operadora de planos de saúde do estado.
Mais uma vez, a Unimed Curitiba superou a quantidade de vidas assistidas. Ao todo, foram comercializados 28.219 novos planos, totalizando 649.319 clientes, número que representa um aumento de 4,54% em comparação com 2023, e atualmente a cooperativa já alcançou o marco de 650.688 clientes. O desempenho é superior ainda ao crescimento médio dos demais planos de saúde do país (1,68%).
O caixa da cooperativa é de R$ 750 milhões, garantindo a segurança da sua operação, expansão e exigências de reserva perante a ANS. O resultado econômico de 2024 permitiu remunerar as quotas-partes dos sócios com pagamento de Juros sobre o Capital Próprio (JCP) no valor de R$ 39,7 milhões e entregar sobras aos seus cooperados de valor de R$ 22,1 milhões.
A Unimed Curitiba tem a maior rede prestadora para atendimento de seus clientes, com mais de 5 mil médicos de todas as especialidades, 231 clínicas, 49 hospitais – sendo uma unidade própria, o recém adquirido Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima – e quase 90 unidades laboratoriais – sendo 23 delas próprias, da Unimed Laboratório (empresa do grupo). A operadora também marca presença em 24 municípios da região metropolitana e conta com quase 2 mil colaboradores (incluindo Instituto Unimed Curitiba e demais empresas do grupo).
A Unimed Curitiba investiu ainda na ampla reforma do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, na revitalização completa de sua unidade em Araucária e expandiu seus serviços com o Espaço Saúde no Centro Médico do ParkShoppingBarigüi.
GERAR promove 1º Seminário de Aprendizagem voltado para empresas
A GERAR realiza, no dia 16 de abril, o 1º Seminário de Aprendizagem, intitulado “Formando Talentos, Transformando Empresas”. O evento, que acontece de forma presencial, na sede da instituição, em Curitiba e híbrida e online, é uma excelente oportunidade para gestores de Recursos Humanos ampliarem seus conhecimentos sobre aprendizagem profissional como ferramenta estratégica para o desenvolvimento organizacional.
O seminário contará com a participação de renomados especialistas, como José Pio Martins, economista; Marcos Meier, psicólogo e mestre em Educação; Erika Medina, coordenadora de aprendizagem no Paraná (MTE); e Mariane Josviak, Procuradora-Regional do Ministério Público do Trabalho.
“É um seminário de aprendizado, diferente do comum, sobre como a aprendizagem pode sanar dores que muitos de nossos parceiros apresentavam e atrapalhavam na execução e produtividade de suas operações. O foco do evento é na empresa formadora de talentos. O nosso diferencial é que o seminário abordará questões além do social” destaca o gerente de Marketing da GERAR, Pedro Borin.
Com vagas limitadas, o seminário acontece em 16 de abril (quarta-feira), a partir das 13h. O evento é gratuito e aberto para empresas parceiras, ou não, da GERAR. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
F9 lança estande sustentável para feiras e eventos

Imagine produzir um estande para sua marca em tempo recorde? A paranaense F9 apresenta uma inovação no mercado de comunicação visual: o EasyStand, que se destaca pela sustentabilidade, modularidade e fabricação em tempo recorde – em alguns casos a produção pode ser concluída em até 72 horas.
O EasyStand é produzido em papelão colmeia, um material altamente resistente e 100% reciclável, garantindo um produto de baixo impacto ambiental, alinhado às práticas ESG. Além disso, permite recortes em curvas com acabamento estético impecável, assegurando um design fiel ao projeto original. Com possibilidade de diferentes formatos, pode ser utilizado para estandes de vendas, lançamentos de produtos, displays com gigantografia e muito mais. No caso específico dos estandes, por ser de construção modular, pode variar de 4 a 100m2 .
“Nós somos pioneiros em impressões de grandes formatos e estamos sempre em busca de tecnologia de ponta para trazer soluções cada vez mais inovadoras para nossos clientes. O EasyStand chega para revolucionar a produção de estandes, em tempo recorde, resistência e qualidade gráfica”, afirma o diretor da F9 Comunicação Visual, Emerson Camargo.
A F9 disponibiliza como sugestão seis modelos de estandes para escolha do cliente, que após receber gabaritos e medidas, pode fazer o projeto gráfico que desejar. A fabricação é modular, o que facilita o processo de montagem, armazenamento e transporte. O projeto também pode ser exclusivo, adaptando-se a diferentes locais. A impressão é feita em UV alta resolução, garantindo qualidade visual e durabilidade.
ESIC International Business School celebra 25 anos no Brasil
Com sede em Curitiba, a ESIC Internacional é uma instituição de ensino com presença global e tradição em educação de excelência. Fundada na Europa em 1965, possui matriz em Madrid e 12 campus na União Européia, além de atuação na China e Estados Unidos. Em 2000, a capital do Paraná foi escolhida para sediar o primeiro campus próprio da ESIC fora do continente europeu e a razão se deve ao bom nome internacional que Curitiba possuía e possui. Desde então, a instituição vem expandindo sua atuação no Brasil e reafirmando seu compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados.
“Celebrar 25 anos da ESIC no Brasil é reconhecer uma trajetória construída com base em excelência acadêmica, inovação e compromisso com a formação de líderes preparados para atuar em um mercado global em constante transformação”, destaca o diretor geral da ESIC Internacional, Alexandre Weiler. Atualmente, a instituição conta com mais de dois mil alunos no ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, cursos de MBA e de formação executiva para empresas, e já formou mais de 12 mil alunos e profissionais, com atuação em mais de 30 cidades do Brasil, com parcerias e instituições conveniadas
A expansão da ESIC no Brasil ganhou ainda mais força com a criação do Colégio Internacional ESIC, iniciado em 2016 com turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Nos anos seguintes, a instituição ampliou sua oferta até cobrir todo o ensino fundamental e médio, proporcionando uma formação de alto padrão desde a base escolar. Em 2021, o ranking School Advisor posicionou o Colégio ESIC como o segundo melhor colégio particular de Curitiba e o primeiro em professores e infraestrutura.
Com uma proposta pedagógica baseada em metodologias inovadoras e uma grade curricular altamente especializada, a ESIC atua em cinco frentes principais: ensino superior com diploma internacional, MBAs e pós-graduação, Colégio Internacional (ensino fundamental e médio), educação executiva e corporativa, além de módulos e missões empresariais internacionais.
Grupo Mabu celebra sucesso da Semana do Consumidor

Março sempre foi um mês estratégico para o Grupo Mabu, e em 2025, os resultados superaram todas as projeções. Impulsionada pela Semana do Consumidor, a empresa registrou um crescimento impressionante de +957% YOY (Year Over Year), refletindo o sucesso das ações de marketing voltadas para conversão, engajamento e fortalecimento da marca. O desempenho não se limitou apenas a vendas diretas, mas impactou significativamente diversos indicadores financeiros e operacionais, consolidando a campanha como uma das mais bem-sucedidas da história do grupo.
“Esse crescimento impressionante não aconteceu por acaso. A Semana do Consumidor é um exemplo de como estratégias alinhadas ao comportamento do consumidor e ao mercado podem potencializar resultados e gerar valor para a marca”, afirma João Biancardi, Diretor de Marketing e Qualidade do Grupo Mabu.
Além dos números recordes, os indicadores reforçam o impacto positivo da campanha nos resultados gerais da empresa. A receita do mês de março foi aproximadamente 37% superior à receita geral, enquanto o retorno sobre o investimento (ROI) de marketing ficou 31% acima do orçado. A diária média no período também se destacou, com um aumento de 37% em relação ao convencional.
Na Semana do Consumidor, 34% das vendas foram parceladas em 10x, 44% em 6x, e 22% foram realizadas à vista. Outro dado que reforça a força do digital foi o fechamento de 52,64% das vendas diretamente pelo site. “Esses números mostram como o comportamento do consumidor está cada vez mais digital e como nossa estrutura comercial está preparada para atender com agilidade e eficiência. O parcelamento em múltiplas opções e a força das vendas online revelam o quanto nossa estratégia foi assertiva”, destaca Diego Garcia, Diretor Comercial do Grupo Mabu.