O Ekôa Park, conhecido por suas ações de educação ambiental e estímulo a boas práticas de conservação da natureza, segue avançando no projeto Educação Sustentável, com foco em promover, desde 2022, a conscientização sobre a conservação da Mata Atlântica para estudantes de escolas públicas de Morretes, município localizado dentro da Grande Reserva Mata Atlântica, no litoral do Paraná, onde o parque está situado.

Desde 2024, a disciplina de “Educação Sustentável” é ministrada a crianças entre 6 e 11 anos, duas vezes por semana, por uma equipe de professores, com o acompanhamento de profissionais do Ekôa Park que desenvolveram o conteúdo. O material didático escolar, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Morretes, aborda temas como conservação da natureza, flora e fauna da Mata Atlântica, gestão de resíduos, crise climática, boas práticas ambientais, entre outros.

Com isso, o Ekôa Park tem contribuído para o enriquecimento da educação de mais de 200 alunos da rede pública do município. O material didático foi oferecido às escolas que atendem alunos de período integral (ou “jornada ampliada”). Participam as Escolas Municipais Professora Desauda Bosco Da Costa Pinto, Dr. Luiz Fernando de Freitas, Miguel Schleder e Escola Municipal Rural Benedita da Silva Vieira.

Em 2025, o projeto ganhou ainda mais força por meio de uma parceria ampliada com a Prefeitura de Morretes, que incluiu a integração da Escola Municipal Arlindo de Castro ao programa, ampliando o alcance e o impacto das ações na região. Agora, são cinco escolas, 250 alunos e 12 professores envolvidos no programa.

Outro ponto relevante para o desenvolvimento e continuidade do projeto com excelência é o fortalecimento das parcerias com a Defesa Civil e a ACOMAREM (Associação Comunitária de Moradores de Morretes), que continuam sendo pilares essenciais na promoção da educação ambiental na região.

Campo Magro: Jogos Escolares do Paraná movimenta economia local

Foto: Gabrielle Cordovi

Em 30 anos de história, o município de Campo Magro nunca viu a cidade se movimentar em prol de um campeonato esportivo – com diversas modalidades e atletas de Campo Magro, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná. 

Com mais de 1.800 atletas, os Jogos Escolares do Paraná movimentaram a economia local durante cinco dias. A cidade, que nunca havia sediado um evento esportivo de tamanha proporção, se preparou com dedicação e carinho para recepcionar todos os atletas.

Mais do que uma competição, os Jogos Escolares do Paraná em Campo Magro representou uma chance única de crescimento, visibilidade e união. No município de Campo Magro, foi apresentado as modalidades de Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Basquetebol, Futsal, Futsal Paradesportivo, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

Vale lembrar que, para os atletas, participar dos Jogos Escolares foi uma experiência inesquecível. Para a cidade, um marco que deve ficar na memória – e quem sabe, o início de um novo capítulo para o esporte e o desenvolvimento local.

Turvo: Espetáculo discute o impacto da tecnologia na vida das crianças

Foto: Annelize Tozetto

A comunidade de Faxinal da Boa Vista, em Turvo, receberá no dia 27 de maio o espetáculo “Entre Janelas“. A peça explora o impacto da tecnologia na vida das crianças e como elas podem se isolar no mundo digital, incentivando uma reflexão crítica sobre o uso consciente do espaço online. O espetáculo é concebido pela Tato Criação Cênica, inspirado no livro “Uma Janela Entre Dois Amigos”, de Gustavo Gaivota. A encenação narra a história de um menino e seu cachorro, Pitu, e como essa amizade é abalada quando um computador entra na história.

A apresentação, gratuita e aberta a toda população, faz parte do projeto Embalando a Arte – Pronac 2314763, que busca democratizar o acesso à cultura, promover a integração social, fortalecer laços comunitários e contribuir com a qualidade da educação nos municípios. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Ibema – Companhia Brasileira de Papel, e produção da PAR 64 Produções e Culturama Produções Artísticas.

Serviço: Espetáculo Teatral “Entre Janelas”

  • Data: 27 de maio de 2025
  • Local: Salão Paroquial da Igreja N.Sª das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)
  • Horário: 19h30
  • Duração: 50 min
  • Classificação: Livre
  • Entrada gratuita: Aberto ao público, basta chegar no horário e local

Oficina “Teatro de animação – da dramaturgia física à manipulação fina”

  • Data: 28 de maio de 2025
  • Local: Salão Paroquial da Igreja N.Sª das Brotas, Faxinal da Boa Vista, Turvo (PR)
  • Horário: 08h30 às 11h30
  • Duração: 3 horas
  • Público: Professores e demais profissionais da área da educação
  • Inscrições: As pessoas interessadas devem se inscrever neste link
  • Ministrante: Cia Tato Criação Cênica

Jipeiros de Curitiba fazem passeio solidário

Jipeiros Santa Felicidade (@jsf_jipeiros)

Acontece neste sábado (24) o 17º Passeio dos Jipeiros Santa Felicidade (@jsf_jipeiros). O evento é realizado uma vez por ano, reúne amantes do off-road e tem como objetivo principal a diversão em família e a arrecadação de doações para as comunidades carentes dos municípios de Almirante Tamandaré, Campo Magro, Itaperuçu e Campo Largo. Segundo os organizadores, esse é um dos maiores eventos off-road do Paraná e deve reunir mais de 700 participantes.

A abertura será às 7h30 no Bosque São Cristóvão [Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, 188, Santa Felicidade, Curitiba] e a chegada/almoço será no Restaurante Pedra Chata [Campo Magro].

Os Jipeiros Santa Felicidade (@jsf_jipeiros) realizam o evento para se divertirem nas trilhas, ajudar quem necessita de apoio e também para levar educação ambiental. Todos os participantes se responsabilizam pelo próprio lixo produzido durante o percurso, evitando descartes irregulares. Por uma questão de organização, também haverá fitas demarcando o traçado do evento para não incomodar os moradores da região.

Serviço: 17º Passeio dos Jipeiros Santa Felicidade (@jsf_jipeiros)

  • Quando: Sábado (24 de maio), a partir das 7h30
  • Onde: Largada no Bosque São Cristóvão [Rua Margarida Ângela Zardo Miranda,188, Santa Felicidade, Curitiba] e chegada no Restaurante Pedra Chata [Campo Magro]
  • Percurso: Cerca de 75 km em vias urbanas e rurais da Região Metropolitana de Curitiba
  • Investimento: R$ 330 por veículo mais a doação de 5 kg de alimentos não perecíveis
  • Inscrições: WhatsApp 41-99810-3060