quarta-feira, 12 novembro, 2025
HomeMemorialNovidade no Brasil, mapeamento genético de pets chega a Curitiba

Novidade no Brasil, mapeamento genético de pets chega a Curitiba

Médica veterinária e professora do UniCuritiba explica as vantagens do exame na identificação precoce de doenças; inovação será abordada nas aulas de medicina preventiva

 

Por Marlise Groth – Jornalista

 Curitiba está na vanguarda quando o assunto é saúde animal. O mapeamento genético de cães e gatos, uma novidade no Brasil, já está disponível na cidade. O exame ajuda a identificar riscos genéticos e a cuidar da saúde dos pets de forma preventiva. Além da oferta em clínicas especializadas, a inovação ganhará espaço também nas salas de aula: estudantes do UniCuritiba vão se aprofundar no tema em projetos da disciplina de medicina preventiva.

A médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha explica que o mapeamento permite identificar variações genéticas, além de descobrir as origens (ancestralidade) do animal. “Com essas informações em mãos, associadas às condições de saúde do animal, é possível descobrir a propensão a doenças e traçar um plano preventivo, ou mesmo direcionar um tratamento que forneça melhor qualidade de vida para o animal”, diz a professora da disciplina de Clínica Médica de Cães e Gatos e Práticas Veterinárias do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país.

Outra vantagem, explica Ana Elisa, é a oportunidade de entender melhor a hereditariedade de doenças genéticas (aquelas passadas de pais para filhos) e evitar que a prole herde doenças. “Com o mapeamento genético podemos identificar todas as alterações genéticas que não são encontradas em exames comuns, já que essas alterações são muito pontuais no DNA”, ensina a professora.

Leia Também

Leia Também