Quanto vale uma das maiores e mais valorizadas áreas no privilegiado bairro Batel, Avenida Sete de Setembro, esquina com Rua Coronel Dulcídio, onde desde o começo dos anos 1950s moram o ex-governador Jayme Canet Junior e esposa, dona Lourdes?
O solar está cercado de prédios, arranha-céus por todos os lados. Mas resta imponente, sobre 7 mil metros de área onde podem ser encontradas ainda essências florestais nativas.
Canet Jr. conta que nos anos 50s, por vezes, chegou a caçar em áreas do Batel, em tempos em que a caça era liberada e a fauna, ali, abundante.
NO BATEL … (2)
Para dois consultores imobiliários de Curitiba, consultados pela coluna, “a área não tem preço, no momento”.
Eles, que pediram anonimato, garantem que a localização “pode se prestar à construção de torres, cujo preço final de venda seria difícil de estimar, mesmo se erguidas hoje”.
Tendo construído uma das fortunas mais expressivas do Paraná, o casal Canet Júnior, é sabido, distribuiu em vida seu amplo patrimônio entre os herdeiros, numa partilha comandada pelo chefe do clã, que antes sondou habilmente quais seriam as preferenciais de cada um deles. Só a mansão não foi partilhada.
NO BATEL … (3)
Jaime Canet Neto, o único da família com clara vocação para a hotelaria, teria planos para ampliar a atividade que hoje comanda, consolidada nacionalmente com hotéis de alta qualidade sob o nome Deville. Ele especializou-se na área, com cursos nos Estados Unidos em hotelaria.
Há um neto do ex-governador, por exemplo, com vocação para o agrobusiness, em que já atua, garantindo a tradição familiar por anos consolidada na cafeicultura e depois diversificada em outras culturas.
A produção de café da família Canet é hoje só lembrança. Mas o produto de lá foi famoso pela qualidade.
NO BATEL … (4)
Aos 89 anos, Canet Junior é impressionante dono de memória histórica – especialmente de tempos de seu governo claramente realizador – e recente também. As dificuldades físicas, próprias da idade, ele vai administrando, com a prática de ginástica especial, duas vezes por semana.
A grande alegria de Canet Jr. e dona Lourdes está nos fins de semana, quando o casal reúne entre 20 e 30 membros da família para confraternizações que começam de manhã e vão à noite.
Dentre os amigos mais frequentemente recebidos por Canet Jr, esteve, por anos seguidos Belmiro Valverde Jobim Castor. “Não consigo acreditar na morte de Belmiro”, diz Canet.