“Guia de Medicina Homeopática” é a obra do parnanguara, reeditada em tempos em que a Homeopatia sofre contestação em vários países.

Com o conteúdo clássico preservado, porém atualizado com a nova ortografia e disposto em um projeto gráfico otimizado para leitura dinâmica, a nova edição do Guia de Medicina Homeopática é a mais completa referência para o estudo e aplicação da medicina alternativa.
Publicado pelo Grupo Editorial Edipro, o livro escrito é de Nilo Cairo da Silva, notável médico homeopata brasileiro, que junto com Victor Ferreira do Amaral fundou em 1912 a Universidade do Paraná (depois, passou a ser denominada Universidade Federal do Paraná).
Médico, engenheiro militar e físico, o parnanguara Nilo Cairo da Silva nasceu nos anos finais do século 19 e estudou no Rio de Janeiro.
ESPECIALIDADES
O livro reúne as origens da especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980, e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina alternativa e complementar na prevenção, promoção e recuperação da saúde. Além de apresentar os 765 medicamentos homeopáticos e mais de 700 enfermidades descritas e acompanhadas de suas respectivas indicações terapêuticas.
MANUAL VALIOSO
O Guia de Medicina Homeopática é um verdadeiro manual tanto para profissionais da área de saúde, quanto para pacientes que buscam um tratamento eficaz além dos fármacos para combater o desequilíbrio corporal. A homeopatia é um método terapêutico que consiste em tratar uma enfermidade com a mesma substância que causa os seus sintomas, mas diluída em doses mínimas.
FENÔMENO MUNDIAL
Para entender de forma minuciosa esse fenômeno da medicina mundial, o Guia de Medicina Homeopática é composto por um conteúdo introdutório e dividido em três importantes tópicos sobre o assunto: A Teoria Geral da Homeopatia; Guia Homeopático de Matéria Clínica Média – que inclui os medicamentos e indicações; Guia de Terapêutica Clínica – que traz os problemas e seus devidos tratamentos.
NOVAS CONTRIBUIÇÕES
A obra traz contribuições importantes de outras personalidades da área, como o Dr. Abrahão Brickmann, responsável por uma considerável ampliação de seu conteúdo original e prefácio, presentes nesta 25ª edição. Leigos e profissionais de medicina, veterinária, odontologia e farmácia encontrarão nesta obra todas as informações necessárias sobre a terapia capaz de promover a cura natural pelo corpo, criada no fim do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann.
QUEM FOI ELE?
Nilo Cairo da Silva (1874-1928), é paranaense de Paranaguá. Foi médico, engenheiro militar e bacharel em ciências físicas e matemática.
Filiado ao Instituto Hahnemanniano do Brasil, fundado em 1859, a principal instituição homeopática brasileira, pioneira no ensino e na pesquisa da Homeopatia no Brasil, dedicou-se intensamente a estudar, experienciar e divulgar a Medicina Homeopática. Redigiu os Anais do Instituto Hahnemanniano do Brasil e teve diversos artigos publicados na Revista Homeopática Brasileira, nos Annaes de Medicina Homoeopathica, na imprensa médica homeopática, na imprensa oficial, em periódicos médicos e em periódicos direcionados ao público leigo. Foi também o principal responsável pela introdução da medicina hahnemanniana no âmbito da Ciência.
-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-
FISCHER, DEFESA COM AUTORIDADE

Natural de São Paulo, formado em Medicina pela USP, Iso Fischer (que foi personagem do meu livro Vozes do Paraná 11), é a melhor referência paranaense em Homeopatia.
E ele não se nega em responder a quaisquer perguntas sobre a especialidade, especialmente nestes tempos quando a Homeopatia sofre constantes campanhas quer visam desacreditá-la em todo o mundo.
Fischer, um sábio médico, olhar clínico raro, e também compositor de MPB com músicas cantadas por Nana Caymmi, por exemplo, está na linha de frente na defesa da medicina revelada por Hahnemann. É um dos dirigentes da Associação Médica Homeopática do Paraná, e tem um enorme portfólio de clientes do país todo.
O Paraná, a propósito, deve ser um dos poucos lugares do Brasil em que se encontra uma escola regular de formação homeopática em nível de pós-graduação.