Para ele, Greca é campeão de traições, e governador, por ser “inteligentíssimo”, não seria a próxima vítima do alcaide.

P) Você está sendo pressionado a não concorrer?
1) Não há nenhuma pressão. Muito pelo contrário, diversos amigos que fazem parte pessoa de confiança do governador, desde já é um dos coordenadores da nossa pré campanha. Quem fala em pressão para desistir, não conhece o governador Ratinho Junior. Ele é leal aos amigos, respeita os companheiros políticos e quer o melhor para Curitiba.
Muitos do nosso grupo político liderado pelo governador Ratinho Junior estão desde já incentivando minha candidatura a prefeito de Curitiba. O advogado Lineu Tomás, muito próximo, é o coordenador de minha campanha.
P) Tem preferência de nomes para vice de sua chapa?
2) É muito cedo para escolher um vice. As eleições deverão ficar só para novembro. Temos ótimos nomes a disposição. Minha preferência é por uma mulher com perfil de gestora ou empreendedora. Mas também pode ser um empresário ficha limpa. O médico Jurandir Marcondes Ribas, ex presidente da Associação Médica, e o vereador professor Euler são outros nomes que podem ser estudados no momento certo.
P) Como ficou a SEJU?
3) O secretário interino da Justiça, Éder Colaço, é um técnico da nossa confiança. O governador foi feliz ao manter nossa equipe na secretaria. Fizemos um trabalho sério e inovador. O Éder e o Cristiano Ribas, diretor de desenvolvimento social, estão tocando a pasta para ampliar e consolidar os programas que eu iniciei.
P) Você tem dito que a traição é marca do Greca. Explique.
4) A história política de Rafael Greca é de traição. Traiu Jaime Lerner e, pior, a dona Fani. Traiu o presidente Fernando Henrique ao misturar o ministério do esporte com a máfia dos bingos. Traiu o Cássio Taniguchi que o ajudou a ser prefeito. Traiu o Requião que o acolheu durante o ostracismo. Traiu o Beto Richa que bancou seu segundo turno contra mim. E traiu, não sei se ela percebeu, até a Cida Borguetti na eleição ao governo. Não esquecemos do Luciano Ducci que também foi traído pelo Greca. O Ratinho Jr é inteligentíssimo. Não creio que ele vá se deixar ser a próxima vítima.

P) O prefeito de Curitiba se porta corretamente com relação à pandemia?
5) A postura do prefeito Rafael Greca em relação a pandemia é um desastre completo. Ele quis agradar a todos, não teve coragem de tomar as medidas necessárias no momento certo e colocou a cidade em uma situação muito difícil. Ao manter os ônibus lotados para não desagradar aos empresários do transporte coletivo, Greca foi o grande responsável por espalhar o Corona Vírus em toda Curitiba. Pior ainda é falta de transparência em relação ao número de vagas disponíveis de UTIs. Cada hora ele fala um número diferente. Se fosse em um país mais desenvolvido, o prefeito seria responsabilizado criminalmente por sua negligência.
P) Afinal, que está faltando hoje em Curitiba?
6) Curitiba precisa recuperar a capacidade de inovar com solidariedade. Essa gestão tratou os pequenos e médios empresários como inimigos. Quando eu for prefeito, as pessoas vão perceber a diferença. Vou governar junto com a sociedade, não contra ela. Greca só é amigo de quem o bajula pra conseguir benefícios e de quem lhe proporciona luxo e riqueza. Ele pode até amar Curitiba, mas não ama nossa gente.
P) Recursos materiais e humanos serão essenciais na campanha. Greca os tem. E você?
7) Os tempos mudaram, minha campanha vai ser feita sem muitos gastos. Não dá pra chegar na prefeitura devendo favores a grupos que tem interesse econômico em negócios do município. Vou trabalhar com voluntários e apresentar propostas simples para melhorar nossos índices de desenvolvimento humano. Vou cuidar da cidade, mas cuidarei ainda mais das pessoas.
P) Sua plataforma prevê metas para o pós Covid-19?
8) O desafio pós covid vai ser a geração de empregos e a criação de oportunidades de novos negócios para gerar riquezas. Vou focar muito nisto como prefeito. Como secretário de estado já provei minha capacidade de gestor e vou colocar o melhor de mim a disposição da boa gente de Curitiba.
P) Como está sendo sua volta à Câmara?
9) No momento, como deputado federal, estou me dedicando a conseguir recursos para a saúde. Ainda não estou mexendo com campanha. A hora é de ajudar as vítimas do covid 19. Composição de equipe pra eleição, só após as convenções, em agosto. Até lá, o foco é na saúde. Esta semana consegui empenhar 2 milhões do governo federal para equipar o Erastinho, primeiro grande hospital onco pediátrico da região sul do Brasil.
P) O Paraná vai se saindo bem da pandemia?
10) Apesar do COVID 19, o Paraná vive um momento bom em comparação com os outros estados. Temos o melhor governador da história recente. O Ratinho Junior está inovando no jeito de administrar. Curitiba não pode perder a chance de entrar neste bonde. Temos que dar adeus a esta velha política de compra de votos através de asfalto. Asfaltar a cidade não é mérito, é obrigação de qualquer prefeito. Há muito mais que isto pra ser feito. Não podemos nos contentar com mediocridade. A cidade sempre foi linda, agora ela precisa ser também moderna, humana e inovadora. Chegou a hora de uma grande mudança!