quinta-feira, 3 julho, 2025
HomeMemorialRumo à Alep, Ney Leprevost deixa legado de 132 projetos em Brasília

Rumo à Alep, Ney Leprevost deixa legado de 132 projetos em Brasília

Assessoria

Após servir ao Paraná como secretário de Justiça, Família e Trabalho até março, em abril de 2022 Ney Leprevost reassumiu o mandato de deputado federal em Brasília, tendo sido um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, trabalhando e protocolando projetos que beneficiam toda população brasileira.

Em menos de um ano, Ney protocolou 132 propostas legislativas, participou de 398 votações em plenário, esteve presente em 107 Comissões Parlamentares e discursou 30 vezes no plenário.

O deputado integrou a Frente Parlamentar Católica, a Frente Parlamentar da Contabilidade Brasileira, a Frente Parlamentar de Apoio a Produção e Industrialização de Pescado, a Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado no Brasil, a Frente Parlamentar da Primeira Infância, a Frente Parlamentar do Esporte, foi escolhido membro titular da Comissão de Minas e Energia e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática. Também participou de sessões da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal.

DEFENSOR DA SAÚDE

Defensor ferrenho da bandeira da saúde, Ney Leprevost destinou para o orçamento federal através de emendas parlamentares, mais de R$ 40 milhões de reais para hospitais, centros hospitalares, secretarias municipais de saúde e entidades de assistência social, apoio a pessoa com deficiência, acolhimento de crianças e longa permanência de idosos.

Durante seu mandato, o deputado federal Ney Leprevost repassou mais de R$ 12 milhões de reais da sua cota individual de emendas para ajudar a equipar o Erastinho, maior hospital oncopediátrico do Sul do Brasil, sendo reconhecido pela direção da entidade como o parlamentar que mais destinou emendas para a luta contra o câncer.

Também ajudou, através de suas emendas, o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, o Pequeno Cotolengo Paranaense, o Hospital Erasto Gaertner da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, o Hospital Angelina Caron, o Hospital do Câncer de Londrina, o Hospital da Providência de Apucarana, os Amigos do HC e diversas instituições de saúde que atendem gente de todo o Paraná.

REDUÇÃO DO ICMS

A atuação de Ney Leprevost foi fundamental para aprovação da PEC que reduziu o ICMS dos combustíveis. Ele articulou e ajudou a aprovar na Câmara dos Deputados o Piso Nacional da Enfermagem, que instituiu pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteiras.

Lutou e conseguiu a derrubada do Rol Taxativo da ANS, preservando o tratamento médico de mais de 50 milhões de brasileiros. Principalmente, contra o câncer, a favor de crianças autistas e pessoas com doenças raras.

Voto a favor  do projeto que instituiu o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Votou favorável à criação do Programa “Emprega + Mulheres e Jovens”, destinado à inserção e à manutenção de mulheres e jovens no mercado de trabalho.

Votou a favor do projeto de Lei nº 49/22, que inclui os profissionais de beleza na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Ajudou a aprovar o Código de Defesa do Contribuinte, com regras gerais sobre os direitos e garantias, além de deveres da Fazenda Pública (da União, estados e municípios).

Saiba mais

Leia Também

Leia Também