sexta-feira, 11 julho, 2025
HomeColunas do MuralNegócios & Gente: transformando propósito em negócio

Negócios & Gente: transformando propósito em negócio

Por Aline CambuyMarília e Marcelo Mattuella são farmacêuticos de formação e, desde a época da faculdade, tinham um sonho em comum: empreender em um setor que estivesse alinhado com seus valores e conhecimentos. Com espírito inquieto e visão estratégica, Marília e Marcelo ransformaram uma ideia que surgiu ainda na faculdade na indústria de suplementos alimentares Duom. Ao longo dos anos, a empresa conquistou mercado e, para seguir competitiva frente às gigantes do setor, continua investindo em inovação, expansão e no fortalecimento de sua marca.

Em 2025, esse movimento ganha um novo capítulo com o lançamento da Maltta Nutrition — nova identidade da tradicional linha de vitaminas e suplementos da Duom. A novidade representa mais do que uma mudança de nome: reflete a maturidade da empresa, que cresceu 420% nos últimos seis anos e agora mira novos mercados com uma comunicação mais moderna e acessível. Com mais de 150 rótulos, a Maltta chega com a proposta de unir eficácia, custo-benefício e apresentação de qualidade.

“Atendemos pessoas que cuidam de si e dos outros, que querem melhorar sua saúde com consciência, entendendo que escolhas alimentares fazem toda a diferença. É nosso papel ajudá-las nesse caminho”, destaca Marília.

A história dessa transformação, no entanto, começou bem antes — e foi marcada por coragem, escuta do cliente e decisões estratégicas ao longo de mais de uma década. “O ramo da indústria sempre nos chamou a atenção por ser dinâmico e menos rotineiro. O setor de saúde e bem-estar dialogava perfeitamente com a nossa formação e acreditamos no seu potencial de crescimento, principalmente por atender a um público cada vez mais preocupado com longevidade e saúde preventiva”, explica Marcelo.

Em maio de 2009, eles deram o primeiro passo com o lançamento da Duom, sua marca própria. Naquele início, a empresa desenvolveu a linha Fitoplus, com quatro chás solúveis à base de ingredientes como chá verde, branco, vermelho e hibisco — uma proposta que unia sabor e funcionalidade. Sem uma fábrica própria, o casal terceirizou a produção e iniciou as vendas a partir de uma sala comercial em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“O feedback dos clientes foi essencial. Embora a linha de chás fosse bem recebida, eles sugeriram o lançamento de produtos encapsulados. Atendendo a essa demanda, passamos a oferecer cápsulas de colágeno, psyllium, spirulina e quitosana, que rapidamente conquistaram lugar no mercado”, conta Marília. Em 2010, a Duom mudou sua sede para o Bairro Alto, em Curitiba, e em 2013 inaugurou a própria fábrica em Colombo, na região metropolitana, o que permitiu maior controle de qualidade e competitividade.

Expansão dos negócios

A partir de 2014, com a empresa já consolidada no Paraná, Marcelo e Marília começaram a expandir seus negócios para outros estados, participando de feiras especializadas como a NaturalTech, que ampliaram a visibilidade da marca. Naquele ano, receberam o prêmio Top of Business  da International Business Magazine, reconhecimento importante pela relevância no mercado nacional.

“Um dos momentos mais marcantes foi a pandemia, em 2020. A demanda por vitaminas, como D3, zinco, vitamina C e própolis disparou, o que nos obrigou a repensar a estrutura da empresa para dar conta do crescimento acelerado”, lembra Marcelo.

O fortalecimento da Duom levou à adoção de práticas sustentáveis em 2022, com o selo EuReciclo, que compensa integralmente os resíduos gerados pelas embalagens, e em 2023, a empresa recebeu o selo Proteste, atestando a qualidade de seus produtos após testes independentes.

Empreender em casal não é tarefa simples, mas o equilíbrio entre Marcelo e Marília tem sido fundamental. “Desde o início, definimos claramente as funções de cada um para que as responsabilidades ficassem bem distribuídas, mas sempre mantivemos a parceria e o diálogo aberto, compartilhando decisões, angústias e objetivos”, conta Marcelo.

Para quem está começando a empreender, eles têm um conselho claro: “Empreendedorismo exige perseverança e muito estudo, principalmente em administração. É essencial entender que gerir uma empresa vai muito além do conhecimento técnico do produto. Sem uma boa administração, 80% das empresas fecham nos primeiros anos. Se você acredita no seu sonho, vá atrás, mas esteja preparado para aprender sempre”, concluem.

Histórias como a de Marília e Marcelo mostram que gente com propósito e coragem pode, sim, transformar ideias em grandes negócios.

Se você conhece uma história inspiradora de gente ou de uma empresa que mereça ser contada, ou se tem uma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, escreva para negociosegente@gmail.com. Vai ser um prazer te ouvir!

*Aline Cambuy é jornalista com mais de 20 anos de experiência e atua na área da comunicação empresarial. Estudante de Psicologia, une seu olhar crítico e humano para construir narrativas que conectam pessoas e negócios.

Leia Também

Leia Também