Por Aline Cambuy* – O Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE. Apenas 26,6% delas têm ocupação profissional, enquanto entre as demais pessoas o índice chega a 60,7%.
De olho nessa diferença, a startup Conectando Oportunidades está desenvolvendo uma plataforma que aproxima PCDs e empresas. Em fase de prototipagem, o sistema vai funcionar como um “Tinder dos PCDs”: os candidatos poderão cadastrar currículos, anexar laudos e indicar preferências de trabalho, enquanto as empresas terão acesso a filtros de busca e dados de empregabilidade.
A meta do primeiro ano é conectar 500 PCDs a 50 empresas. O projeto foi idealizado por Renata Giovanini, gerente de Pessoas do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), e recebeu premiação no evento Dia D, promovido pelo Integrow – Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo do Grupo Integrado.
Segundo Renata, a proposta une propósito, tecnologia e impacto social: “Mais do que conectar candidatos e vagas, queremos fomentar uma mudança cultural nas empresas e contribuir para ambientes de trabalho mais diversos e humanos”.
Moda plural e acessível

A Galeria Green Center recebe neste fim de semana (13 e 14/9) mais uma edição do Encontro de Brechós Saí do Armário, reunindo 29 brechós por dia e mais de 150 araras de novidades a partir de R$ 10. O evento já é referência em moda circular em Curitiba e nesta edição amplia segmentos, com lingeries novas e produtos geek, além de descontos de até 50% em peças de inverno.
Idealizado por Gabriela Feola e Kerolen Martins, o projeto aposta na pluralidade. “É uma vitrine da moda circular e sustentável, que conecta pessoas e estilos”, diz Gabriela. Kerolen completa: “Aqui todo mundo é bem-vindo, porque o Saí do Armário é plural, diverso e acessível”.
Feira do Empreendedor movimenta Curitiba

Até domingo (14), o Sebrae/PR realiza a Feira do Empreendedor, no Viasoft Experience e no Teatro Positivo, em Curitiba, com entrada gratuita. A programação reúne mais de cem palestras, oficinas e consultorias, além de rodadas de crédito e negócios, espaço de inovação e área de exposição.
O evento é estratégico para os pequenos negócios, que representam 94% das empresas do Paraná e respondem por 36,4% do PIB estadual. “Preparamos uma experiência completa, imersiva e prática para impulsionar os pequenos negócios paranaenses”, afirma Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Se você conhece uma história inspiradora de gente ou de uma empresa que mereça ser contada, ou se tem uma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, escreva para negociosegente@gmail.com. Vai ser um prazer te ouvir!
*Aline Cambuy é jornalista com mais de 20 anos de experiência e atua na área da comunicação empresarial. Estudante de Psicologia, une seu olhar crítico e humano para construir narrativas que conectam pessoas e negócios.