sexta-feira, 3 outubro, 2025
HomeColunas do MuralNegócios & Gente: NHS mira mercado bilionário com nobreaks

Negócios & Gente: NHS mira mercado bilionário com nobreaks

Por Aline Cambuy* – O Brasil caminha para se consolidar como polo global da indústria de data centers. Segundo a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), a capacidade atual de 800 megawatts pode quadruplicar, chegando a 3 gigawatts nos próximos anos, impulsionada pelo Redata (Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Centers), que deve atrair cerca de R$ 2 trilhões em investimentos.

Esse avanço traz uma exigência crítica: garantir energia elétrica estável. “Os nobreaks são a primeira linha de defesa de qualquer operação crítica. Em um momento em que o Brasil se prepara para receber investimentos sem precedentes em data centers, não há espaço para quedas de energia ou instabilidade. A NHS, como uma das principais empresas brasileiras em soluções de energia, investe continuamente em tecnologia para assegurar confiabilidade e eficiência aos nossos clientes”, afirma Rui Procópio da Silva Filho, diretor de Operações da NHS.

Além da continuidade operacional, o setor enfrenta o desafio da sustentabilidade. O Redata prevê que os novos data centers usem fontes renováveis, sistemas hídricos fechados e investimentos em P&D. Para Elisangela Auer, diretora Comercial e Marketing da NHS, trata-se de uma oportunidade única: “Estamos vivendo uma janela única de oportunidades. Grandes players globais já anunciaram aportes bilionários no Brasil, e isso abre espaço para soluções nacionais de qualidade. A NHS, uma empresa paranaense, tem orgulho de oferecer equipamentos desenvolvidos em território nacional, com engenharia de ponta e suporte próximo, prontos para atender às demandas da indústria digital e contribuir com a agenda de inovação e sustentabilidade do país”.

De acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), apenas em 2025 o setor deve destravar mais de R$ 10 bilhões em novos investimentos. Para que esses recursos tragam impacto positivo, será fundamental contar com infraestrutura energética robusta, eficiente e segura.

Ric OOH conecta marcas e consumidores

Foto: Marcus Vinicius

Com 240 pontos de visibilidade em Curitiba, RMC, Maringá e Litoral, a Ric OOH já gera cerca de 9 milhões de impactos diários. Criada em janeiro, após a aquisição do inventário da RPO Mídia Exterior, a empresa integra o portfólio multiplataforma do Grupo Ric. “Estamos investindo em inovação tecnológica e conteúdo, numa nova frente dentro do Grupo. Nossa atuação multiplataforma potencializa campanhas que conectam as marcas e os consumidores, unindo mídia externa com a força da tv aberta, do rádio e do digital”, destaca o presidente Leonardo Petrelli.

Cibersegurança em debate no WTC Curitiba

Foto: Divulgação/WTC Curitiba

Na terça-feira (7), o Fórum de Competitividade do World Trade Center (WTC) Curitiba terá como tema “Segurança de Dados e Cybersecurity”. O palestrante será Frankllin Nunes, head de Soluções Cloud e Arquitetura da Teltec Solutions, com mediação de Caio Castro, CEO da Icities. O encontro é exclusivo para associados e convidados.

Moda circular esquenta a primavera em Curitiba

Foto: Tamy Ikuno

Nos dias 4 e 5 de outubro, o Encontro de Brechós Saí do Armário reúne mais de 150 araras com looks de primavera/verão na Galeria Green Center. Com peças a partir de R$ 10, o evento reforça a moda circular como tendência acessível e diversa. “Aqui, a moda é diversa, acessível e autêntica. Queremos que cada visitante sinta que pode expressar sua identidade com liberdade, escolhendo entre muitas opções que cabem em diferentes estilos e bolsos”, afirma Gabriela Feola, idealizadora do projeto.

Se você conhece uma história inspiradora de gente ou de uma empresa que mereça ser contada, ou se tem uma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, escreva para negociosegente@gmail.com. Vai ser um prazer te ouvir!

*Aline Cambuy é jornalista com mais de 20 anos de experiência e atua na área da comunicação empresarial. Estudante de Psicologia, une seu olhar crítico e humano para construir narrativas que conectam pessoas e negócios.

Leia Também

Leia Também