quarta-feira, 16 julho, 2025
HomeColunas do MuralNegócios & Gente: IOP busca parceiros para transformar a Caximba

Negócios & Gente: IOP busca parceiros para transformar a Caximba

Aline Cambuy* – O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), marca mais tradicional do Grupo Med4U, vem mostrando que saúde e responsabilidade social caminham juntas. Em uma parceria com o Projeto Amigos do Caximba, o grupo está na reta final de uma iniciativa transformadora: o Projeto Recriar. O objetivo agora é encontrar novos parceiros que contribuam com oportunidades educacionais e profissionalizantes para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Localizado na região da Caximba, em Curitiba, o projeto atende hoje cerca de 350 crianças e tem outras 419 na fila de espera — muitas delas filhas de catadores e trabalhadores autônomos. A atuação do IOP no local não se restringe ao apoio financeiro. A empresa está envolvida em todas as fases da transformação: desde a segurança alimentar até o incentivo à formação profissional.

“Nossa preocupação é que, ao saírem do projeto, esses adolescentes tenham um caminho possível, estruturado e promissor. Não queremos que retornem à vulnerabilidade, mas que tenham ferramentas para escreverem suas próprias histórias. Por isso, buscamos instituições e empresas que queiram fazer parte dessa transformação conosco”, afirma Ana Cláudia Barbosa, diretora de Talentos e Cultura do Grupo Med4U.

Ao longo dos últimos dois anos, o Recriar promoveu ações em cinco frentes: segurança alimentar, voluntariado, saúde, infraestrutura e, agora, educação. A nova etapa inclui a busca por instituições e empresas que ofereçam cursos profissionalizantes de curta duração — como marcenaria, jardinagem, costura e robótica —, além de bolsas para cursos técnicos e graduação.

A iniciativa também contempla as mulheres voluntárias que sustentam o dia a dia do projeto. Algumas já foram beneficiadas com cursos de empreendedorismo e bolsas de graduação, reconhecendo o papel central que essas lideranças exercem na comunidade.

30 mil para o Amigos da Caximba

Para marcar os 30 anos do IOP, a campanha “30 mil para o Amigos da Caximba” pretende arrecadar recursos até dezembro de 2025. As doações serão destinadas a melhorias na infraestrutura da biblioteca comunitária, como reforma do telhado, pintura, parte elétrica e instalação de ventiladores. Doações em dinheiro podem ser feitas via PIX (41 99820-6795), e também são bem-vindos itens como roupas, calçados, materiais escolares e de higiene, além de apoio voluntário.

O projeto foi criado por Edilaine Lima, a “Tia Edi”, que transformou sua casa em um refúgio de aprendizado e afeto. Inspirada na personagem Emília, de Monteiro Lobato, ela oferece alimentação e atividades lúdicas às crianças do bairro desde 2011. A parceria com o Grupo Med4U começou em 2023 e se tornou um modelo de ação ESG com impacto direto e mensurável.

Mais que uma campanha, a atuação do IOP na Caximba mostra que o futuro pode ser reescrito — com dignidade, compromisso e, principalmente, parceria.

Se você conhece uma história inspiradora que mereça ser contada, ou se tem uma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, escreva para negociosegente@gmail.com. Vai ser um prazer te ouvir!


*Aline Cambuy é jornalista com mais de 20 anos de experiência e atua na área da comunicação empresarial. Estudante de Psicologia, une seu olhar crítico e humano para construir narrativas que conectam pessoas e negócios.

Leia Também

Leia Também