Natura Essencial completa 30 anos e celebra legado de sofisticação e pioneirismo na perfumaria
A Natura, líder absoluta em perfumaria no Brasil, celebra três décadas de Natura Essencial, uma marca que se tornou sinônimo de sofisticação e excelência, elevando o padrão da perfumaria nacional desde 1995 ao provar que uma marca brasileira é capaz de entregar fragrâncias intensas, sofisticadas e de longa duração.
Para celebrar seus 30 anos, a marca lança Essencial Desejos nas versões feminina e masculina, uma edição inspirada nas fragrâncias clássicas de Essencial em uma proposta ainda mais moderna, com acorde de bebidas refinadas, perfeitas para as celebrações de final de ano. O novo Essencial Desejos Feminino é um floral frutal envolvente, em que o acorde do espumante rosé se mistura a flores brancas e frutas cítricas, revelando uma fragrância luminosa, sofisticada e sensual, desenvolvido em parceria com as perfumistas Veronica Kato e Domitille Bertier. Já a versão masculina, desenvolvido também por Verônica Kato, mas em parceria com Thierry Bessard, aposta na assinatura amadeirada aromática, combinando a intensidade do gin à riqueza da priprioca, do sândalo e da bergamota, criando um perfume moderno, potente e marcante.
Desde 1995, Natura Essencial se destaca ao combinar ingredientes nobres da perfumaria mundial com ativos preciosos da biodiversidade brasileira, um dos principais diferenciais que impulsionam seu sucesso, resultado de uma construção consistente que inclui fragrâncias autênticas, desenvolvidas pela perfumista exclusiva Veronica Kato em parceria com grandes nomes da perfumaria internacional.
Nos últimos anos, esse legado ganhou ainda mais força. Lançamentos recentes como Essencial Atrai e Essencial Sentir atuaram como verdadeiros catalisadores nas redes sociais, impulsionando o engajamento e ampliando significativamente as menções à marca. Natura Essencial se consolida como a marca de perfumaria Natura mais citada nas redes sociais em 2025. Esse movimento está também ligado ao reposicionamento de Essencial no território das relações amorosas, que vem fortalecendo sua relevância emocional com os consumidores.
Outro movimento que reforça o pioneirismo de Essencial é sua conexão com o universo da perfumaria árabe, uma tendência em ascensão no Brasil e no mundo, que tem no oud um de seus principais símbolos. Ingrediente nobre, raro e profundamente associado às fragrâncias árabes por sua intensidade e caráter amadeirado marcante, o oud ganhou maior expressão nacional graças a Essencial, que em 2018 se tornou a primeira marca brasileira a colocá-lo como protagonista de uma fragrância e a destacá-lo no nome Essencial Oud. Essa escolha evidencia a capacidade da marca de antecipar tendências e dialogar com referências internacionais de maneira autêntica e sofisticada.
Natura e OCB unem forças para destravar políticas públicas e acelerar crédito verde para cooperativas da amazônia

A Natura e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) anunciaram, durante a COP30, a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de três anos que busca aprimorar o ambiente regulatório e ampliar o acesso a mecanismos financeiros que impulsionem o crescimento da bioeconomia justa no Brasil, com foco especial na Amazônia.
O ACT prioriza inteligência regulatória e articulação de políticas públicas, com o objetivo de impulsionar incentivos tributários para Sistemas Agroflorestais (SAFs) e produtos da sociobiodiversidade. A iniciativa também prevê o desenvolvimento de modelos inovadores de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o acesso das cooperativas a mecanismos de crédito verde.
Pela parceria, a Natura disponibilizará suas metodologias de desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis, enquanto a OCB contribuirá com sua capilaridade nacional e capacidade de mobilização e representação. O propósito da parceria é replicar práticas bem-sucedidas e ampliar o alcance de soluções que promovem o desenvolvimento econômico com conservação ambiental.
“Para alcançarmos a escala necessária para a bioeconomia prosperar, precisamos nos unir. Esta parceria com a OCB é estratégica porque nos permite levar nossas metodologias a um número muito maior de cooperativas, acelerando a adoção de mecanismos financeiros inovadores. Juntos, podemos destravar políticas públicas que garantam fluxo de valor para quem protege a floresta”, afirma Ana Costa, VP de Sustentabilidade, Jurídico, Reputação e Governo da Natura.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a parceria reafirma o papel estratégico do cooperativismo para o futuro sustentável do país. “As cooperativas são protagonistas da bioeconomia brasileira. Quando fortalecemos quem vive da floresta e com a floresta, ampliamos renda, protegemos modos de vida e garantimos que a Amazônia continue cumprindo seu papel para o Brasil e para o mundo. A união com a Natura reforça que desenvolvimento e conservação caminham juntos, com as comunidades no centro dessa agenda”.
O ACT não prevê transferência de recursos financeiros entre as partes. O foco está na integração de metodologias e na representação política conjunta, com o objetivo de gerar impacto sistêmico e escalar a bioeconomia brasileira.
O sucesso de Aura Alba da Natura se expande com o lançamento do Óleo Corporal e Sabonetes perfumados

Após o sucesso de Natura Aura Alba Eau de Parfum, fragrância que marcou a entrada da marca em um novo capítulo da perfumaria prestige, a Natura amplia a linha e apresenta o Óleo Corporal Perfumado e os Sabonetes Perfumados em Barra Aura Alba. O lançamento convida a sentir na pele toda a potência e sofisticação de Aura Alba, agora em uma textura leve, hidratante e versátil.
Com a mesma assinatura olfativa do perfume, inspirada na rara rosa alba, cultivada no terroir de Konare, na Bulgária, a fragrância de Natura Aura Alba se transforma agora em produtos para o seu corpo, que trazem explosão de perfumação, hidratação com toque aveludado e luminosidade envolvente.
Para potencializar os efeitos, basta espalhar o produto sobre a pele com movimentos circulares, exceto no rosto, e ele pode ser usado com ou sem enxágue, adaptando-se a diferentes rotinas de cuidado. Quando combinado ao Eau de Parfum, o resultado é uma perfumação ainda mais envolvente e sofisticada.
Já o sabonete, limpa e mantém a hidratação natural da pele, formando um filme protetor com toque aveludado, além de ser uma ótima opção para quem deseja presentear com uma fragrância sofisticada.
A criação reforça a conexão simbólica da Natura com a rosa branca, que remete ao gesto fundador de Luiz Seabra há 55 anos, quando presenteou os primeiros visitantes da loja da marca com flores brancas. Assinada pela perfumista Veronica Kato em parceria com o francês Jean-Christophe Hérault (IFF), a fragrância combina o óleo natural da rosa alba com flor do mel, lichia, sândalo e patchouli, equilibrando feminilidade, natureza e elegância em perfeita harmonia. O lançamento já está disponível nas lojas, site da Natura e com Consultoras em todo o Brasil.
