quarta-feira, 27 agosto, 2025
HomeMemorialNa Capela da Glória, muito conflito e duas inaugurações

Na Capela da Glória, muito conflito e duas inaugurações

Capela N.S.da Glória, Alto da Glória
Capela N.S.da Glória, Alto da Glória

Preparam-se alguns momentos “históricos” no Alto da Glória: terminado, dia 1, o restauro da capela Nossa Senhora da Glória, doada pela família Leão à Mitra Arquidiocesana de Curitiba, sinais de guerra são vislumbrados. Tudo porque o prefeito Rafael Waldomiro Greca de Macedo promete reinaugurar o espaço religioso segundo seu gosto e sob sua batuta; ou sua régua. Quer imprimir a devida ‘mise-en-scène’, com toques supostamente ditados por quem – seria, no caso, ele – entende como ninguém de cerimonial eclesiástico.

ROMA ETERNA…

Por outro lado, os dirigentes da Cúria Metropolitana – subordinada ao arcebispo dom José Antonio Peruzzo -, querem fazer a reinauguração segundo o modelo ditado oficialmente pela Santa Madre. E não pretendem arredar da decisão. Afinal, esse povo tem 2mil anos de experiência em inaugurar templos.

Quem sabe até ocorra uma rededicação do templo segundo as leis canônicas. Tudo pode acontecer.

O que se comenta no gabinete de Rafael é que o prefeito já teria até pedido audiência ao arcebispo, para tentar acertar os ponteiros. Afinal, ele sabe que “Roma Locuta, Causa Finita”.

NOVAS BATALHAS

De qualquer forma, fique claro que, apesar da pressão gerada pelo alcaide, não foi pendurado no teto da capela um quadro dito “histórico”, insistência de Rafael Waldomiro. Prevaleceram as opiniões técnicas, seguindo o modelo técnico de restauro, sem adição de peças estranhas ao espaço.

O restauro da Capela Nossa Senhora da Glória decorreu de recursos liberados por lei municipal do Mecenato. Começou a materializar-se no governo Gustavo Fruet.

PAZ TEMPORÁRIA

Mas a paz não é definitiva. Logo poderemos ter novos embates entre o prefeito e técnicos que serão escolhidos, mediante concurso, para o restauro de duas outras preciosidades histórico-arquitetônicas de Curitiba: a Igreja da Ordem e o Belvedere da Praça João Cândido, futura sede da Academia Paranaense de Letras (APL).

Belvedere do Alto do São Francisco
Belvedere do Alto do São Francisco
Igreja da Ordem
Igreja da Ordem
Leia Também

Leia Também