Assessoria – Os desafios e oportunidades do mercado externo para designers e fabricantes de móveis foram umas das principais temáticas debatidas no XI Congresso Nacional Moveleiro, que reuniu empresários e entidades do setor nesta terça e quarta em Curitiba. Para os especialistas, a “brasilidade” está cada vez mais em alta no mundo – e o empresário brasileiro precisa estar atento às oportunidades abertas por esta tendência.
“Esse é o momento do Brasil no mundo. Em um cenário de crises e conflitos, as pessoas querem – e precisam – da criatividade e da alegria brasileiras”, diz o coordenador de Indústria e Serviço da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Paulo Silva. “A brasilidade está em alta. Mas é preciso que o próprio brasileiro reconheça seu país, para que o mundo lá fora também o faça”, completa.
O mercado global é essencialmente dinâmico, exigindo constante investimento em inovação, na visão de Irineu Munhoz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). “Nossos esforços para integrar design de qualidade e gestão sustentável em cada peça e processo estão definindo novos padrões na indústria moveleira. Dessa forma, a indústria de móveis brasileira não está apenas respondendo, mas ditando tendências internacionais.”
Segundo os dados mais recentes divulgados pela Abimóvel, as exportações brasileiras de móveis e colchões tiveram avanço de 12% no mês de julho, em valores exportados, alcançando US$ 65,6 milhões na receita mensal. A atividade acumula uma alta de 1,3% entre janeiro e julho de 2024, na comparação com igual período do ano passado. Os números são do levantamento realizado pelo IEMI com exclusividade para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, idealizado em parceria com a ApexBrasil.
Atuação em rede
A diretora geral da organização espanhola Conecta Barcelona, Patrícia Amaral, concorda que há muito espaço para a nossa indústria de móveis ao redor do mundo. Brasileira, ela mora há quase 20 anos na Espanha trabalhando na internacionalização de empresas espanholas para desenvolvimento de negócios nos Estados Unidos e no Brasil. Patrícia defende o fortalecimento dos ecossistemas para troca de boas práticas e busca de soluções conjuntas:“As empresas não podem se ver como concorrentes. Quem trabalha sozinho tem muito mais dificuldade de acelerar seus resultados”.
Fabiana Castanha, diretora comercial da P&P Móveis e Madeira, também falou no Congresso sobre a experiência da empresa, que exporta 100% da sua produção para Estados Unidos e Europa. “Os maiores desafios do exportador são, sem dúvida, as questões cambiais e de logística. Mas existe uma grande oportunidade no mercado externo. Os Estados Unidos, por exemplo, tem um grande poder de compra, com menos inadimplência e ticket médio maior”, explica. “Mas é preciso estar muito preparado, planejar e entender as questões legais de cada país.”
Prêmio Design da Movelaria Nacional
Com o objetivo de aumentar a visibilidade da indústria brasileira no exterior, foi lançado durante o Congresso o Prêmio Design da Movelaria Nacional, que tem inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025. A ação é organizada pela Abimóvel com correalização da ApexBrasil, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fiep, e tem como proposta reconhecer o talento, originalidade, gestão sustentável e potencial inovador dos profissionais e marcas de todos os portes e regiões do país, estando em sintonia com o mote do congresso neste ano.
Para falar sobre a ação, a programação do Congresso Moveleiro contou com um talk exclusivo na manhã desta quarta-feira, 02 de outubro. O bate-papo contou com a moderação de Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel, e participação dos designers Sérgio Matos (jurado), Bruno Faucz (jurado) e Katalin Stammer (curadora).
“Estamos falando de design como um verdadeiro agente de transformação, que vai além da estética, abrangendo soluções funcionais, bem-estar e sustentabilidade, aspectos que se tornaram essenciais diante das rápidas mudanças que presenciamos no cenário atual”, fala Cândida. “O Prêmio celebra esse pensamento inovador, incentivando a criação de uma nova geração de produtos e reforçando a importância do design na construção de um ‘viver’ mais conectado às necessidades contemporâneas.”
As criações vencedoras vão participar do Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), na Itália, maior e mais prestigiado palco do setor, além de outros importantes eventos nacionais e internacionais, como a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), em Nova York, nos Estados Unidos.
Segundo Paulo Silva, da ApexBrasil, o país vem ganhando cada vez mais notoriedade em eventos como esse. “Há poucos anos, participávamos do Salão em Milão como ‘visitantes’. Hoje, nossa brasilidade é reconhecida e celebrada lá.”
Projeto Comprador
Para fomentar os negócios do setor, foi realizado junto com o Congresso o “Projeto Comprador”, que promoveu encontros diretos entre mais de 50 indústrias brasileiras e 15 compradores internacionais. Realizadas pela Abimóvel em parceria com a ApexBrasil, por intermédio do Projeto Brazilian Furniture, as rodadas de negócios são projetadas para oferecer um espaço de integração num ambiente totalmente direcionado para o networking e a consolidação de parcerias.
“O Projeto Comprador vai além de um encontro comercial. A ação reflete a evolução do setor moveleiro nacional e sua capacidade de se adaptar às novas exigências de mercado, onde inovação, sustentabilidade e eficiência são mais valorizadas do que nunca. Com foco na geração de negócios internacionais, o evento reforça a posição do Brasil como um importante player global na produção de móveis, promovendo a competitividade das empresas nacionais e integrando-as a uma cadeia produtiva mundial. E o Congresso, claro, é um excelente palco para essa dinâmica”, finaliza Munhoz, presidente da Abimóvel