Assessoria – A partir do dia 2 de setembro, diferentes regiões de Curitiba receberão a terceira edição da Mostra Literatura Paraná, um projeto de incentivo à leitura e valorização da literatura paranaense que ocupa áreas periféricas da capital paranaense.
Além de levar contação de histórias e rodas de leituras para crianças e jovens nas escolas, associações de moradores, organizações da sociedade civil e casas lares, a mostra ainda promove intervenções literárias no Carrinho Fantástico, que consiste em uma biblioteca itinerante, que disponibiliza livros gratuitamente para as comunidades, permitindo dar asas à imaginação de pessoas de todas as idades.
Há ainda oficinas de contação de histórias para professores, agentes culturais, arte-educadores, familiares e pessoas transformadoras que atendem crianças em situação de vulnerabilidade, possibilitando a continuidade do processo de incentivo à cultura após o evento, além de uma visita especial à Biblioteca Pública do Paraná para um bate-papo especial com os escritores Josiane Bibas, Jaqueline Conte, Paulo Biscaia Filho e Carol Sakura.
“Neste ano, a Mostra Literatura Paraná contará com 50 ações de contação de histórias e rodas de leituras em diferentes comunidades da capital paranaense, sendo na Vila Torres, Parolin e CIC, promovendo uma aventura pelo mundo dos livros, em que a imaginação comandará as diferentes histórias contadas. Além de toda a ludicidade presente nas conversas e rodas literárias, queremos também incentivar a leitura nos jovens não só como receptores dessa arte, mas também como emissores, plantando sementinhas para que futuramente possam contar suas próprias histórias”, comenta Kenni Rogers, idealizador da Mostra Literatura Paraná.
Identidade visual
Impactado e incentivado pela mostra, o adolescente Luan Gabriel, de 11 anos, é o responsável por criar a identidade visual do evento neste ano. Ele, que foi atendido pela ONG Passos da Criança, na Vila Torres, usou toda sua criatividade para produzir figuras lúdicas que representassem um pouquinho de como a literatura permite deixar a mente voar e explorar um mundo de fantasia. Luan ainda ilustrou o livro “A Aventura de Jack e Pandinha”, que foi lançado na Mostra Cultural da Passos da Criança.
“Foi por intermédio do projeto que o jovem Luan Gabriel desenvolveu a arte que representa essa terceira edição. E é isso que queremos incentivar, a literatura como um agente modificador não só da realidade em que os jovens vivem, mas como um possibilitador e estimulador da criatividade”, comenta Rogers.
Contadores e programação
A equipe responsável por levar um pouco da magia da literatura para os assistidos pela Mostra Literatura Paraná é formada por diferentes profissionais de contação de histórias e mediação de leitura, formada por Ailén Roberto, Erick Herculano, Cleo Cavalcantty, Michelle Borgo, Caroline Casagrande, Fafá Conta, Cadu Cinelli, Dag Bach, Samara Rosa, Ali Freyer e Thiago Dominoni.
Eles levarão um repertório marcado pela diversidade e pluralidade para as comunidades, partindo da literatura paranaense ao universo brasileiro, com a presença do conto, da anedota, do cordel, dos bonecos, dos instrumentos musicais, de tapetes contadores, da cultural popular, da cultura afro-brasileira e até da literatura de horror.
Serviço
3ª Mostra Literatura Paraná