segunda-feira, 3 novembro, 2025
HomeDestaqueMorre Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina

Morre Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina

O Globo – O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite deste domingo (2), aos 73 anos. Ele estava internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa.

Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas.

Trajetória de Lô Borges

Natural de Belo Horizonte, Lô Borges é um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos fundadores do movimento Clube da Esquina. A carreira do artista é marcada por sucessos como Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, O Trem Azul e Paisagem da Janela.

Em 1972, aos 20 anos, ele lançou com Milton Nascimento o icônico álbum Clube da Esquina, considerado um dos melhores de todos os tempos no mundo. Além da grande aprovação dos fãs e da crítica, o álbum também foi classificado pela Revista Rolling Stones na 7ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira.

Ainda em 1972, o compositor lançou seu primeiro álbum solo, que levou seu próprio nome, mas ficou conhecido como “Disco do Tênis”. O projeto solidificou seu estilo influenciado pela psicodelia e pelo rock experimental.

Com o passar dos anos, Lô Borges se consagrou como um compositor de melodia singular e teve canções gravadas por outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Tom Jobim, Skank, Flávio Venturini, Nando Reis, 14 Bis, entre outros. Atualmente, o artista conta com mais de 14 discos lançados, sendo o último, “Céu de Giz”, lançado em conjunto com Zeca Baleiro, em agosto de 2025.

MinC emite nota de pesar

O Ministério da Cultura (MinC) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do cantor e compositor Lô Borges, um dos grandes nomes da música brasileira e figura fundamental do movimento Clube da Esquina. O artista morreu na noite desse domingo (2), aos 73 anos, em sua cidade natal, Belo Horizonte.

Nascido em 1952, Salomão Borges Filho (seu nome de batismo) marcou gerações com sua sensibilidade, sua voz única e suas composições que traduziram o espírito mineiro em forma de poesia e melodia. Obras como Clube da Esquina, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo e O Trem Azul permanecem entre os maiores clássicos da nossa canção popular.

Sua trajetória é parte indissociável da história da música e da cultura nacional — um artista que, ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant, entre outros parceiros, construiu pontes entre o Brasil e o mundo por meio da arte.

O MinC solidariza-se com familiares, amigos, fãs e com todo o povo brasileiro, que hoje se despede de um de seus mais talentosos e queridos músicos.

Leia Também

Leia Também