terça-feira, 1 julho, 2025
HomeAgenda CulturalMorre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

O Globo – Morreu aos 83 anos, na manhã desta segunda-feira (7), a atriz Aracy Balabanian. A artista, que havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada por familiares e amigos.

Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian estreou na televisão em 1965 ao estrelar “Antígona” numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi. Antes disso, a então jovem artista se destacava pela atuação nos palcos em espetáculos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. De lá pra cá, a atriz sempre se dividiu entre os tablados e os estúdios televisivos.

Trajetória de Aracy

Aracy Balabanian como a dona Armênia, de 'Rainha da Sucata', em 1990
Aracy como a icônica dona Armênia, de Rainha da Sucata, em 1990. Personagem fez tanto sucesso que voltou em outra novela, Deus nos Acuda. Foto: Nelson Di Rago/Divulgação/TV Globo

Aracy Balabanian era dona de um manancial de histórias, dentro e fora das telas. Intérprete de personagens memoráveis na TV e nos teatros, a atriz teve certeza de que seria atriz após assistir, aos 14 anos, a uma palestra com o diretor Augusto Boal, no colégio em que estudava. “É muito difícil para uma criança, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades. Comecei numa época em que não era bonito fazer televisão nem teatro”, comentou a artista, numa entrevista.

A atriz que deu vida à marcante Dona Armênia, personagem das novelas “Rainha da sucata” (1990) e “Deus nos acuda” (1993), tinha, de fato, sangue armênio. Os pais da artista — Rafael, um pastor de ovelhas e comerciante, e Estér, dona de casa — eram imigrantes armênios e se mudaram para o Brasil para fugir do genocídio promovido pelos turcos otomanos. Aracy tem sete irmãos, e nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Na infância, o grande sonho de Aracy era ser “anjinha”. Em entrevista para o programa “Persona em Foco”, da TV Cultura, seu desejo era coroar Nossa Senhora. “Mas a professora de Catecismo dizia que eu não podia ser anjinho, porque tinha cara de turca”, contou.

Leia Também

Leia Também