O Museu Oscar Niemeyer inaugura, no dia 22 de junho, a exposição inédita “Buraco no Céu”, do artista visual Túlio Pinto. Realizada pelo MON, no espaço do Olho, reúne 33 esculturas e instalações, algumas com grandes dimensões, que exploram a potência do tridimensional. A curadoria é de Roberta Stubs.
“O visitante irá perceber que esta mostra é quase uma ilusão de ótica em que o artista promove um inusitado diálogo entre materiais de diferentes valências. Faz o pesado parecer leve, o frágil se tornar forte”, afirma a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.
“Mármore e aço estão lado a lado, vigas de ferro parecem flutuar e convivem com lâminas de vidro, numa construção quase poética”, diz. Como num truque de ilusionismo, o público poderá se sentir hipnotizado pelo conjunto e provavelmente será levado a um olhar reflexivo.
Segundo Juliana, quando o artista nos surpreende com a possibilidade do equilíbrio e da harmonia entre agentes de naturezas opostas, sua obra cumpre o papel, bem como a instituição que a abriga e a aproxima do público. “Uma das funções da arte é instigar e transformar pessoas”, comenta.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande, a nova exposição consolida o Olho como um espaço expositivo cada vez mais diverso e interessante para o público. “A cada exposição, o visitante tem uma experiência diferente. É um privilégio para o Estado ter um espaço tão nobre e tão democrático ao mesmo tempo. Agora é a vez de Túlio Pinto, premiado artista, reconhecido internacionalmente, deixar sua marca aqui”, diz.
A curadora da mostra comenta que a exposição “nos convoca a atravessar mundos e a abrir um canal de passagem entre universos muitas vezes dissonantes”. Para ela, estar diante dos trabalhos de Túlio Pinto é dividir um estado de suspensão com materialidades sólidas que parecem flutuar.
“Mover nosso corpo entre suas esculturas e instalações é transitar num tempo e espaço interrompido, onde as leis da física, regidas aqui por outra lógica, cedem lugar a um encantamento em estado de alerta”, diz Roberta.
Leia mais detalhes sobre as obras e o artista no site do MON.
Serviço: “Buraco no Céu”, do artista Túlio Pinto
- Museu Oscar Niemeyer
- Espaço expositivo do Olho
- A partir do dia 22/6, 19h
- www.museuoscarniemeyer.org.br