quarta-feira, 30 julho, 2025
HomeOpinião de ValorMomento Corporativo: A cristalização

Momento Corporativo: A cristalização

Por Eloi ZanettiÉ pela lógica que nós provamos, mas é pela intuição que descobrimos.Henri Poincaré, matemático. A água, quando submetida à baixa temperatura, vai se solidificando aos poucos até chegar ao momento exato da cristalização, isto é vira gelo – passa para o estado sólido. É o momento da virada. O filme O Dia Depois de Amanhã mostra uma cena onde este fenômeno acontece – os heróis estão na biblioteca de Nova York.

Em nossas vidas passamos por momentos parecidos. É quando um assunto que perseguimos durante muito se revela de forma clara e completa como fossem as peças de um quebra-cabeça que começam a se encaixar para completar o quadro.

Os insights – momentos de revelação criativa – funcionam assim: coisas aparentemente desconexas e não relacionadas começam a se juntar e passam a ser percebidas de outra forma. Só quando o assunto se completa é que começamos a perceber as interconexões entre as partes. A harmonia do todo aparece como um passe de mágica frente aos nossos olhos.

A história está cheia de casos de cientistas que após trabalharem anos em pesquisas e observações desconectadas, de repente, no meio da noite, juntam as coisas e descobrem novas e importantes teorias. A ideia central só foi revelada após muito trabalho mental, quando nossa mente completa a conexão entre coisas aparentemente desconexas. É por isso que o estado do viver criativo é gostoso, pelas revelações que vamos encontrando ao longo da vida.

Leia Também

Leia Também