Nesses tempos de Copa, quando muitos falam em mobilidade urbana, e poucos são autoridade no assunto, quero lembrar (e o faço por sugestão do Szyja Ber Lorber) que Jaime Lerner fará palestra no próximo dia 10/6, terça-feira, às 19h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Paraná sobre Mobilidade Urbana.
Com o objetivo de manter aberto um diálogo sobre os mais variados aspectos dos Direitos Humanos, em todas as áreas, a OAB-PR, o Centro de Estudos Professor Dotti, a Federação Israelita do Paraná e a B’nai B’rith, abrem assim o Projeto “Diretos Humanos: Diálogos com a Sociedade”. A OAB-PR fica na Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú e a entrada é franca.
A obra de JL
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidiu a União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, liderando uma revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.
Ele foi também duas vezes governador do Estado do Paraná, quando conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades.
Entre os 100 da Time
Recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, além do Prêmio Volvo Environment Prize 2004.
Em 2010 foi indicado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo e em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável e recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forumatthe OECD.
Seu escritório (JLAA) desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife; Luanda (Angola); David (Panamá); Durango, Oaxaca e Mazatlán (México); Santiago de Los Caballeros (Republica Dominicana), entre outros.