quinta-feira, 20 fevereiro, 2025
HomeCasa, construção e turismoMercado aquecido: Curitiba tem aumento de procura por moradia

Mercado aquecido: Curitiba tem aumento de procura por moradia

Assessoria – Curitiba vem se destacando devido ao crescimento da construção civil, valorização de imóveis residenciais e busca por moradia. Segundo dados divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), em 2024 o número de alvarás de conclusão de obra, em unidades entregues, apresentou avanço de 40% ao ano anterior, somando mais de 16 mil unidades com o Certificado de Vistoria de Conclusão Obras (CVCO).

Em agosto de 2024, Curitiba já era a capital com maior alta no valor dos imóveis. De acordo com o índice FipeZAP, as regiões que mais valorizaram foram: Campo Comprido (32,2%), Batel (29,8%), Água Verde (16,5%), Portão (15,4%) e CIC (13,2%). O aumento dos preços é atribuído a uma combinação de fatores econômicos, sociais e políticos que impulsionam este cenário, beneficiando especialmente áreas urbanas e bairros desejados.

A Brain Inteligência Estratégica apresentou os números do mercado imobiliário curitibano, com dados demográficos, populacionais e de geração de emprego que colocam o Paraná e, sobretudo, Curitiba em destaque no cenário nacional. Só na capital o setor movimenta R$7,5 bilhões ao ano. O Paraná tem hoje o quarto maior PIB do Brasil e um mercado imobiliário com crescimento de VGV – valor geral de vendas – lançado de 44% nos últimos quatro anos.

Busca por moradia

De acordo com Elcio Gomes, presidente da Rede Una Imóveis Conectados, a alta no valor não impacta na busca pelo imóvel ideal. “A procura por imóveis é grande, mas conseguimos atender essa demanda com tranquilidade. Temos inúmeros imóveis que atendem às mais diversas necessidades, como localização e preço”, afirma.

Apesar do cenário econômico de 2025 trazer preocupações relacionadas ao aumento das taxas de juros, a expectativa é de que bairros bem localizados em Curitiba continuem sendo valorizados devido à sua infraestrutura consolidada e a contínua demanda por imóveis.

De acordo com Rodrigo Vianna, CEO da Habitec Imóveis, o mercado imobiliário passa por um excelente momento. “A procura por moradia e imóveis de aluguel é alta e a oferta é baixa. Alugamos todos os imóveis que temos disponíveis. Na compra de imóveis, o leque de opções é maior, mas para locação, não. O cliente precisa tomar a decisão mais rapidamente. Se ele encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades, precisa aproveitar a oportunidade. Se ele esperar para ver mais 2 ou 3 imóveis, ele corre grandes riscos de perder aquele primeiro”, afirma Vianna.

Geração de empregos na construção civil

Com mais regiões valorizadas, investimento em infraestrutura e novas áreas para construir, a construção civil também se mantém aquecida. Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, encomendada pelo Sinduscon-PR, aponta que 31% das empresas têm intenção de aumentar o quadro de funcionários, enquanto 65% pretendem manter o número de contratados. A expectativa é que o setor consiga gerar 4.500 novas vagas de emprego em Curitiba.

A sondagem foi feita com 200 empresas paranaenses, que atuam nas áreas de incorporação, obras públicas e prestação de serviços de engenharia.

Leia Também

Leia Também