Assessoria – Com o período de matrículas escolares se aproximando, chegou a hora dos pais definirem o colégio dos filhos para o próximo ano. “Um primeiro passo é definir quais as prioridades da família. Deve ser perto de casa? Qual o orçamento disponível? Que abordagem pedagógica e valores são importantes? Deve ter formação religiosa?”, sugere a pedagoga Adriana Wzorek, que organizou um roteiro com dez dicas importantes.
O guia ajuda a família a entender suas necessidades e mapear as opções disponíveis, acrescenta a especialista em educação, que é assessora pedagógica do Colégio Santo Anjo, uma das principais instituições de ensino do Paraná, com uma rede de escolas que prepara mais de 3 mil alunos por ano. Para a especialista, a escola ideal é aquela que proporciona um ambiente de aprendizado seguro e estimulante mas, principalmente, feliz para o seu filho. “A escolha da escola é uma decisão importante. Pesquise, compare e visite as escolas antes de tomar a sua decisão”, sugere.
Para guiar essa comparação, confira as outras dicas
- Conheça a proposta pedagógica e o trabalho socioemocional
A proposta pedagógica é a base do trabalho na escola. Nela, você encontra as informações sobre a linha pedagógica adotada, a didática de ensino e os métodos de avaliação.
“Também é importante entender se a escola trabalha o desenvolvimento socioemocional dos alunos e como faz isso. Aqui, nós utilizamos um material didático específico para falar das emoções e das relações humanas com as crianças, o que é de extrema importância para o desenvolvimento integral das crianças”, explica a assessora.
- Avalie a equipe
A equipe da escola é responsável por cuidar do seu filho durante boa parte do dia. Verifique se os profissionais são qualificados e se a escola oferece capacitações regulares. Questione sobre a formação dos professores e também sobre outros profissionais que atuam na escola, como pedagogos, assistentes e nutricionistas, por exemplo.
- Segurança em primeiro lugar
A segurança do seu filho é prioridade na hora da definição. Vale a pena confirmar se a escola possui um sistema eficiente de controle de entrada e saída de pessoas.
- Horários estendidos ou flexíveis
Conheça as opções de horários disponíveis na escola de acordo com a sua necessidade. É fundamental também entender se a escola é flexível em relação a atrasos e faltas, por exemplo.
- Conheça as atividades extracurriculares
Além das aulas tradicionais, as atividades extracurriculares contribuem para o desenvolvimento integral do seu filho. Por isso, é muito importante saber quais as opções disponíveis, como cursos de língua, esporte ou dança. “Atividades extras na própria escola também tornam a rotina mais prática para as famílias. No Santo Anjo, por exemplo, oferecemos uma lista completa de opções, inclusive com natação nas sedes de Barigui, Ecoville e Anjinho”.
- Espaço físico adequado
O espaço físico da escola, nas salas de aula e fora delas, precisa ser avaliado com atenção. É fundamental entender se eles são adequados para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Verifique, por exemplo, se as salas têm boa iluminação e ventilação. E se há espaços bons para os intervalos e as atividades extracurriculares. Quadras esportivas, parquinhos, laboratórios e biblioteca podem ser diferenciais importantes a serem considerados.
- Conduta em situações difíceis
Questione a equipe e entenda como a escola lida com situações difíceis, como incidentes durante as atividades ou conflito entre alunos, por exemplo.
- Ensino do inglês e outras línguas
Leve em conta a oferta de aulas de línguas estrangeiras ou até uma formação bilíngue. Questione sobre parcerias, prêmios e índices de aprovação que demonstrem a qualidade no ensino. “O Centro de Internacionalização do Colégio Santo Anjo tem parceria com o Cambridge University Press para o ensino de Inglês. Além disso, a partir deste ano, começamos a oferecer também aulas de Espanhol no contraturno, para o Fundamental ,para todos os alunos que fazem o integral.”
- Escute seu filho
“Nós sempre incentivamos os pais a levarem as crianças para conhecerem a escola e tirar dúvidas. Afinal, ele vai passar boa parte do dia lá e também pode opinar. É fundamental entender se ele vai se sentir feliz naquele contexto”, diz Adriana.
- Busque referências
Se tiver oportunidade, converse com outros pais que já têm filhos na escola. Eles podem te dar informações valiosas sobre a instituição.