Prefeitura de Maringá – Para ampliar e fortalecer a proteção integral de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), lançou nesta terça-feira (2), no Parque do Japão, o Maio Laranja. Trata-se de uma campanha nacional que visa promover a conscientização sobre o combate à exploração e violência sexual de crianças e adolescentes. Em Maringá, a gestão municipal realizará diversas ações com a comunidade (confira abaixo a programação).
“Com a campanha, nosso objetivo é promover a conscientização da comunidade sobre a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes de todas as formas de violência, incluindo abuso e exploração sexual. Precisamos ouvir nossas crianças, estarmos atentos e prestarmos atenção nos sinais”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
A secretária da Criança e do Adolescente, Amália Regina Donegá, destaca a importância da participação da população nas ações. “Durante o mês, teremos o ′Manifesto Laranja′ em diversos estabelecimentos comerciais de Maringá, com cartazes e totens que irão direcionar, por meio de QRCode, para uma página do ′Maio Laranja′. Na página, a população terá acesso a informações sobre sinais de abuso, canais de denúncia e como proceder diante de uma revelação espontânea. A ação tem como foco ′dar crédito′ a uma criança, quando há o relato de abuso sexual”, reforça.
Com objetivo de fortalecer a campanha ′Maio Laranja′, na próxima segunda-feira, 8 de maio, durante a Expoingá, a gestão municipal irá distribuir pulseiras para crianças com nome dos pais ou responsáveis e dados do Conselho Tutelar. A iniciativa visa garantir maior proteção para crianças em grandes eventos.