sexta-feira, 30 janeiro, 2026
HomePolítica e CidadesMariano Lemanski compra afiliadas da Globo no Paraná

Mariano Lemanski compra afiliadas da Globo no Paraná

PluralA família Cunha Pereira anunciou na manhã desta sexta (30) a venda de sua participação nas tevês e rádios do GRPCom. As oito afiliadas da Rede Globo espalhadas pelo Paraná, rádio Mundo Livre e a 98 FM agora pertencem à família Lemanski, que já era sócia do grupo desde 1962. Os Cunha Pereira permanecem como sócios minoritários. O empresário Mariano Lemanski assume como presidente do grupo.

A venda das afiliadas da Globo é a maior negociação do mundo da comunicação do Paraná em décadas. A RPC, que reúne as tevês do grupo, tem emissoras em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Paranavaí. A rede foi construída ao longo de décadas por Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski, ambos falecidos e pais dos atuais donos do grupo.

Mariano Lemanski assume como presidente do grupo

Ao anunciar a saída do grupo, Guilherme Cunha Pereira, que era presidente do grupo até aqui, disse que a família pretende atuar em outras frentes de negócios a partir de agora, embora não tenha dito quais são essas novas áreas. A família, até onde se sabe, continua como proprietária da Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, que não entraram na negociação com os Lemanski.

Leia Também

Leia Também