sábado, 14 setembro, 2024
HomePolíticaMarden Machado recebe homenagem no Dia da Imprensa

Marden Machado recebe homenagem no Dia da Imprensa

TRE-PR – Na última quarta-feira (29), em celebração ao Dia da Imprensa, comemorado no próximo sábado (1º), o servidor aposentado do TRE-PR Marden Lincoln Amaral Machado foi homenageado pelos 30 anos de dedicação à Comunicação da Justiça Eleitoral do Paraná.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que a homenagem ao ex-servidor Marden é uma forma de reconhecimento do trabalho das servidoras e dos servidores da Justiça Eleitoral do Paraná.

O presidente do TRE-PR ressaltou a relevância da atuação da Secretaria de Comunicação Social e Multimídia, reestruturada em sua gestão, para a mobilização das eleitoras e dos eleitores no período de fechamento do cadastro e para a campanha voltada à inscrição de mesárias e de mesários voluntários.

Homenagens

Logo após o discurso do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a banda do Cindacta II executou quatro músicas que fizeram parte de trilhas sonoras de filmes, grande paixão do homenageado: Star Wars, Over the Rainbow, Super Hero Medley e o tema de Indiana Jones. Marden também é conhecido pelo amor à sétima arte. É membro da Academia Brasileira de Cinema e da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e curador do Cine Passeio. Fala sobre filmes nas rádios CBN Curitiba e Londrina, no Jornal Plural e no portal Cinemarden.

Na sequência, foi a vez do desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, ex-presidente do TRE-PR, fazer uso da palavra, abordando o papel da imprensa durante as eleições. De acordo com o desembargador, “uma imprensa livre é fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade”. Ele acrescentou: “a liberdade de imprensa constituirá sempre um valor a ser permanentemente defendido, pois sem ela a ordem democrática restará desfigurada e gravemente comprometida”.

Marden Machado. Foto: Kraw Penas/SEEC
Marden Machado. Foto: Kraw Penas/SEEC

A jornalista Dulcineia Novaes, por sua vez, compartilhou com os presentes as lembranças do contato que teve com o homenageado, destacando a sua atuação prestativa na época da implantação das urnas eletrônicas na década de 1990, quando a imprensa precisou compreender em detalhes como funcionavam os equipamentos.

Outro a homenagear Marden Machado foi o amigo e servidor do TRE-PR Helton José Sanchez. Ele revelou os adjetivos colhidos com outros colegas do TRE-PR que se relacionam com Marden Machado: culto, prestativo, amigo. Helton traçou um perfil do ex-secretário de Comunicação do TRE-PR: apaixonado pela família e pelo cinema, conhecido das pessoas em Curitiba como “o Marden da rádio”.

Em seguida, a banda Fora da Pauta executou duas músicas dos Beatles, “Something” e “Let it Be”. Logo após, a servidora Simone Hembecker presenteou o convidado com uma história em quadrinhos criada por ela sobre o recadastramento biométrico cujo personagem principal é o próprio Marden. O presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), doutor Paulo Golambiuk, entregou uma placa ao homenageado.

Trajetória

Em seu discurso, o jornalista e ex-servidor do TRE-PR Marden Machado compartilhou sua biografia profissional. Lembrou o início da sua vida funcional em 1977, no Banco do Brasil, onde conheceu sua esposa Marília. Mencionou os sete anos em que trabalhou no TRE-PI e a mudança para o TRE-PR, em 1992. Relatou que foi pioneiro na Assessoria de Imprensa no TRE-PR, que passou a existir em 1º de outubro de 1993. Comentou também sobre suas experiências em outros órgãos, como o TJPR, onde atuou no biênio 2019-2021.

Ao final de seu pronunciamento, foi enfático ao mencionar a relevância da Justiça Eleitoral e o papel da Comunicação: “somos uma instituição que presta relevantes serviços ao povo brasileiro e à democracia e, por sermos os únicos detentores de informações sobre as eleições, o atendimento à imprensa deve ser atencioso, rápido e preciso”.

O evento contou com a presença do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; dos seguintes juízes-membros da Corte: a desembargadora Claudia Cristina Cristofani; os desembargadores eleitorais Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e José Rodrigo Sade; do juiz-membro substituto desembargador Marcel Rotoli de Macedo; do procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy e da procuradora regional eleitoral substituta, doutora Eloisa Helena Machado; dos ex-presidentes do TRE-PR, desembargadores Edson Luiz Vidal Pinto, Jucimar Novochadlo, Xisto Pereira e Gilberto Ferreira.

Também estiveram presentes o ex-diretor geral do TRE-PR, doutor Ivan Gradowski, o Coronel-Aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo; o Major Fábio Deiverson Ribeiro, representando o Coronel Jefferson Silva, comandante da Polícia Militar do Paraná; o Coronel Walden, representando o secretário de Segurança Pública, coronel Wilson Aguiar; a professora de Direito da UFPR e ex-servidora do TRE-PR, Eneida Desiree Salgado.

Leia Também

Leia Também