sexta-feira, 27 dezembro, 2024
HomePolíticaMaranhão: chuvas fortes deixam 64 cidades em emergência

Maranhão: chuvas fortes deixam 64 cidades em emergência

Agência DW

As fortes chuvas que vêm caindo sobre o Maranhão nas últimas semanas já deixaram pelo menos 7,7 mil famílias desabrigadas e desalojadas e afetaram mais de 35 mil famílias. Em 64 municípios do estado, foi decretado estado de emergência.

Neste domingo (9), o presidente Lula sobrevoou áreas afetadas na cidade de Trizidela do Vale, uma das mais prejudicadas pelas chuvas, e depois visitou o bairro de Bacabal e reuniu-se com prefeitos e autoridades locais.

Lula foi ao Maranhão acompanhado dos ministros Flávio Dino (Justiça), que é ex-governador do estado, Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Luiz Marinho (Trabalho).

É a primeira visita de Lula ao Maranhão desde o início de seu atual mandato, e a primeira viagem oficial do presidente desde que teve uma pneumonia.

O estado vem registrando fortes chuvas desde março, que se intensificaram nos últimos dias, provocando transbordamento de rios, inundações e deslizamentos de terra.

Góes afirmou que o governo federal está participando dos planos de ajuda humanitária aos afetados e na reconstrução de equipamentos de infraestutura danificados pelas enchentes e deslizamentos. A Defesa Civil do Maranhão e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social também atuam no apoio às vítimas.

Leia Também

Leia Também