quarta-feira, 12 março, 2025
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Lucro da TIM avança para R$ 3,2 bilhões em 2024

Assessoria – A TIM encerrou 2024 liderando o crescimento no pós-pago e a consolidação do 5G no país. O resultado é a evolução consistente dos seus indicadores financeiros e operacionais, que marcam a entrega de mais um balanço de destaque na companhia.

No ano, o lucro líquido (dados normalizados) da operadora alcançou R$ 3,16 bilhões, um expressivo aumento de 17,1% na comparação anual. A receita líquida de serviços registrou alta de 6,4% em relação a 2023, somando R$ 24,6 bilhões, impulsionada, principalmente, pelo desempenho da receita líquida de serviços móveis. No segmento pós-pago, o crescimento foi ainda mais significativo, com avanço de 8,8% A/A na receita e a maior evolução da base de clientes (exM2M) dentre as três grandes empresas do setor.

O fluxo de caixa operacional avançou 22,9% na comparação anual e fechou o ano em R$ 5,2 bilhões. Outro destaque é o EBITDA, que cresceu 8,0% A/A e atingiu R$ 12,6 bilhões no fechamento de 2024. A Margem EBITDA segue em patamar elevado de 49,6%, ratificando a eficiência operacional da empresa.

Os números refletem a capacidade da TIM de inovar atenta à sustentabilidade do negócio. A operadora manteve a liderança no 5G e potencializou a experiência com a tecnologia, lançou ofertas disruptivas, habilitou a transformação digital de setores da economia e ampliou suas iniciativas e reconhecimentos ESG.

“Os resultados de 2024 demonstram a eficiência da nossa estratégia, focada em inovação e qualidade. Entregamos as metas traçadas, fechando mais um ciclo de crescimento em segmentos relevantes, trazendo novas soluções que transformam a experiência dos nossos clientes, contribuem para o desenvolvimento econômico do País e reforçam a agenda ESG no mercado. Estamos prontos para um 2025 de transformação no setor, com a evolução das tecnologias e aumento da competitividade”, destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

Outros destaques:

  • Aumento de 8,8% na receita do pós-pago no ano
  • Margem EBITDA de 49,6% em 2024
  • Liderança na cobertura 5G com presença em mais de 600 cidades

Maior crescimento do pós-pago

A TIM foi a operadora com maior crescimento da base de clientes pós-pagos (excluindo acessos M2M) em 2024, dentre as três grandes companhias do setor. Essa evolução foi de 7,3%. Incluindo também os acessos M2M, o crescimento foi de 9,4% no ano, chegando a uma base total pós-paga de 30,2 milhões de usuários.

Como consequência, a receita média por usuário (ARPU) no serviço móvel apresentou alta de 3,9% A/A, atingindo R$ 32,3 no 4T24 – o maior patamar para um trimestre. O ARPU do pós-pago alcançou R$ 43,1, elevação de 1,3% na comparação com 2023.

Os resultados positivos são fruto de uma gestão eficiente da base, combinando migração de usuários para planos de maior valor, foco na rentabilização com lançamento de ofertas disruptivas e parcerias relevantes. No trimestre, foi destaque o lançamento do primeiro portfólio controle do mercado, que oferece liberdade para escolha do streaming preferido, trazendo acordos com os principais players globais de conteúdo. A TIM reformulou também o pós-pago individual, com três novas ofertas de ofertas de valor acessível, focando nos consumidores que estão prontos para avançar em sua jornada na operadora.

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Novos serviços e soluções

Em 2024, a TIM manteve sua estratégia de agregar e reforçar parcerias para entregar diversas possibilidades aos clientes. A empresa começou o ano trazendo para o mercado a oferta com benefícios do Zé Delivery, da Ambev, e tem uma ampla plataforma de conteúdos que transforma seus planos em hubs de serviços relevantes.

No pilar de educação, por exemplo, a parceria com a Descomplica já ultrapassa 770 mil inscritos em cursos livres, preparatórios para o ENEM, graduações e pós-graduações. Na vertical de saúde, são 392 mil clientes TIM cadastrados na plataforma do grupo Cartão DE TODOS, aproveitando descontos em exames e farmácias e consultas médicas a preços acessíveis com isenção da taxa de adesão e três meses de gratuidade.

No último trimestre do ano, a companhia reforçou ainda sua parceria com a EXA, existente desde 2022 para oferta de serviços digitais à base de clientes, com destaque para segurança e entretenimento. No período, o contrato com esse parceiro atingiu um marco importante, possibilitando à TIM obter o direito de subscrever ações e acelerar a geração de receitas.

A operadora também fortaleceu os ganhos advindos de publicidade móvel e monetização de dados, que apresentaram um crescimento superior a 50% em comparação ao ano anterior.

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