domingo, 14 setembro, 2025
HomeMemorialLombada eletrônica retirada: Greca quer acabar com legado de Lerner

Lombada eletrônica retirada: Greca quer acabar com legado de Lerner

 

Lombada eletrônica na Rua Francisco Derosso foi a primeira do Brasil. Foto: Tribuna

Além de marco urbanístico pioneiro para Curitiba, a lombada garantia a travessia segura no acesso à Escola Francisco Derosso. Sem a lombada, professores se preocupam com a segurança dos estudantes

 

Blog do Tupan

A 1ª lombada eletrônica do Brasil foi instalada na Rua Francisco Derroso, em frente da escola municipal de mesmo nome, há exatos 30 anos, em agosto de 1992. Mas o prefeito Rafael Greca não gosta que o legado de outros prefeitos sejam perpetuados pela história, como é o caso de Jaime Lerner, responsável por transformações urbanísticas na cidade. Assim, Greca resolveu simplesmente deletar da memória do curitibano, retirando a lombada do local.

Se esse fosse o único problema, tudo bem: na semana passada, os professores da Escola Francisco Derosso estavam preocupados com os alunos porque a lombada obrigava os automóveis a diminuírem a velocidade, dando segurança na travessia.

A grande questão no momento é quem vai ajudar as crianças na travessia da rua tanto na entrada como na saída, ou se eles ficarão à mercê da sorte? Será que Rafael Greca, Margarita Sansone e o escudeiro Lucas Navarro estarão lá para ajudar os curitibinhas do Xaxim a fazerem a travessia?

Nos corredores da Prefeitura de Curitiba e na Câmara de Vereadores, a certeza é que o atual prefeito quer tirar tudo que faça o curitibano lembrar Jaime Lerner. Segundo a rádio corredor, esse foi apenas o primeiro passo para enterrar a memória da capital do Paraná.

Leia Também

Leia Também