domingo, 6 outubro, 2024
HomeMemorialLivro trilíngue no Palacete dos Leões

Livro trilíngue no Palacete dos Leões

Palacete dos Leões
Palacete dos Leões

Félix Coronel, argentino naturalizado brasileiro, é autor de um dos livros mais interessantes da série que será lançada, no fim do mês, pelo editor Anthony Leahy. Há quem comente que melhor seria dizer que Coronel naturalizou-se “paranaense”, por viver longos anos como “pé vermelho” em Umuarama e, agora, residindo já por quase 10 anos em Guaratuba. É sempre lembrado em Umuarama quando o assunto é literatura. A partir da etimologia do nome da cidade – “lugar arejado” segundo os indígenas – o ex-argentino contribuiu para o “arejamento” intelectual da cidade, glosam os amigos.

AGITADOR CULTURAL

Falando sério, eles afirmam que, durante mais de uma década, Coronel foi “um tremendo agitador cultural e deixou um legado que merece reconhecimento e registro” – segundo o jornalista Ítalo Fábio Casciola, do jornal local “Ilustrado”. “Um grande feito de sua autoria foi idealizar a Academia Umuaramense de Letras e Artes, que em seu tempo, quando em parceria com o professor Augusto Gaioski, era uma instituição atuante no cotidiano da cidade”.

GUARATUBA & LIVRO

Em Guaratuba, Coronel vem repetindo com a mesma garra e idealismo a luta para a difusão da cultura, especialmente a arte literária. Seu novo livro é uma coletânea de poesia, especialmente hai-kais. Como afirma o colunista Casciola, salientando ser o nono livro de Coronel, mas o primeiro de poesias: “ler os seus versos é singrar pelas águas do Atlântico e passear pela bela orla daquelas bandas, onde tanto o amanhecer como o pôr-do-sol cantam e encantam os olhos dos viventes e dos passantes”.

E acrescenta: “o livro, diria eu, é trilíngue, pois seus escritos estão em espanhol, português e, pasmem! guarani. Sendo assim, uma obra rara… O lançamento, com toda pompa e circunstância que uma bela produção desse calibre exige, acontecerá no Palacete dos Leões, no próximo dia 27 de julho”.

Leia Também

Leia Também