domingo, 22 fevereiro, 2026
HomeMemorialLava Jato garantirá muitos $ milhões a uma elite de criminalistas

Lava Jato garantirá muitos $ milhões a uma elite de criminalistas

Advogados Heleno Torres, Jacinto Coutinho e René Dotti
Advogados Heleno Torres, Jacinto Coutinho e René Dotti

Mesmo na improvável hipótese de a Operação Lava Jato não resultar em punições aos autores das petroroubalheiras, há um grupo de advogados criminalistas – elite dessa especialização – que já é apontada como “muito aquinhoada” pela ação detonada pela Polícia Federal.

Esses advogados estão trabalhando a ‘peso de ouro’, garante professor da UFPR. O raciocínio dele é feito em cima de um velho adágio inglês: “You get what you pay” – “você recebe pelo que paga”.

Ninguém duvida que os envolvidos na dilapidação da Petrobras, empresários, empresas e políticos, estão pagando bem pela perspectiva de ficarem fora das grades. E a própria Petrobrás paga advogados.

2 – FIGUEIREDO BASTO

No Paraná – apenas falando do Paraná – a relação dos causídicos que trabalham por altas remunerações em defesa do pessoal da Lava Jato é expressiva. A começar por Figueiredo Basto, advogado de Alberto Youssef, o mais solicitado pela mídia nacional (dias atrás, Basto deu, em Curitiba, entrevista exclusiva a Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo sobre o assunto).

Dentre outros, anotem-se: René Dotti, que está advogando em favor da Petrobrás, com seu escritório; Rodrigo Rios, Roberto Brzezinski, Jacinto Coutinho, Heleno Torres (SP) e Luiz Fachin.

“Claro que para esses ases do Direito Penal, não existe a tabela da OAB-BR”, completa o professor, depois de considerar que eles deverão faturar “pelo menos R$ 100 milhões”, no total.

Essa estimativa inclui “futuros denunciados”.

Por isso mesmo não é exagerada…

Leia Também

Leia Também