terça-feira, 16 dezembro, 2025
HomePolítica e CidadesLaiola celebra um ano do 1º Hospital Veterinário

Laiola celebra um ano do 1º Hospital Veterinário

Assessoria – A capital celebra um marco na saúde pública animal: um ano do 1° Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, na região Norte, com um volume impressionante de atendimentos: mais de 91 mil procedimentos realizados em cães e gatos. Com este sucesso, a prefeitura e o deputado federal Delegado Matheus Laiola anunciam a segunda unidade do Hospital na região Sul da cidade, dentro do Parque África, no bairro Pinheirinho. O parque e o hospital têm previsão para serem entregues até o fim do próximo ano, com início da operação no começo de 2027.

O projeto é inteiramente financiado por emendas parlamentares do mandato do Delegado Matheus Laiola. Os dados do primeiro ano demonstram a urgência e a eficácia da iniciativa, com 29.398 consultas veterinárias, 44.473 procedimentos diagnósticos (incluindo exames laboratoriais e de imagem), 7.403 internações e 2.520 cirurgias de alta complexidade.

O sucesso e o volume de trabalho da unidade impulsionaram a decisão de expandir o serviço. “A inauguração do hospital já era a concretização de um sonho antigo. Quando eu entrei na Delegacia de Meio Ambiente, em 2019, nós não tínhamos unidade pública para receber animais que precisavam de tratamento veterinário em Curitiba. Agora, um ano depois, é uma sensação surreal ver os milhares de atendimentos mensais sendo realizados,” comemora Laiola.

“Saber que o projeto foi idealizado e viabilizado no meu mandato, e que agora teremos a segunda unidade, mostra que o bem-estar animal é uma prioridade e que a causa animal tem voz e recursos garantidos. Estamos transformando a realidade e combatendo o abandono e os maus-tratos com saúde e dignidade”, finaliza

Rafael Binder, diretor clínico do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, endossou a necessidade da nova unidade. “O volume de mais de 91 mil procedimentos em um ano prova que o Hospital Veterinário não é apenas um prédio; é um serviço essencial de saúde pública. Conseguimos oferecer dignidade a animais que, de outra forma, teriam um destino incerto devido à doença e ao abandono. A segunda unidade será fundamental para desafogar a demanda e nos permitir atingir um número ainda maior de vidas salvas,” explica o diretor.

A nova unidade visa ampliar a capacidade de atendimento, replicando a estrutura completa com consultórios, salas de cirurgia, laboratório e espaços de recuperação. O objetivo é garantir que mais cães e gatos em situação de vulnerabilidade tenham acesso a cuidados gratuitos e de qualidade.

Leia Também

Leia Também