quinta-feira, 28 agosto, 2025
HomeMemorialJustiça Terapêutica será tema de evento neste sábado (26)

Justiça Terapêutica será tema de evento neste sábado (26)

Acontece neste sábado, 26 de junho – Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas – das 9 às 18 horas, o seminário “Justiça Terapêutica e uma mudança de paradigma”. O evento integra a programação especial do “Junho Paraná sem Drogas”, mobilização realizada em todo o estado com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar a população para os riscos e as consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas. O seminário é aberto à participação do público e transmitido ao vivo pelo perfil no Facebook do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd-PR).

Promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini

PARTICIPANTES

A mesa de abertura do evento será presidida pelo presidente do Conesd-PR e terá a participação de autoridades do Tribunal de Justiça do Paraná, do Ministério Público do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná e da Defensoria Pública do Paraná. O objetivo é a união de esforços entre instituições para debater o tema da Justiça Terapêutica com vistas a mudança de paradigma que possa gerar a concretização de um modelo próprio em todo o Paraná. O MPPR estará representado pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional do Ministério Público do Paraná, Samia Saad Gallotti Bonavides. A programação completa do seminário pode ser acessada aqui.

Sub-procuradora geral de Justiça, Samia Saad Gallotti Bonavides

PROJETO SEMEAR

O promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, coordenador do Comitê de Enfrentamento às Drogas do MPPR e do Projeto Semear, projeto estratégico relacionado ao tema, coordena o evento e estará à frente da primeira mesa de debates, que terá como tema “As interfaces da Justiça Terapêutica com a Justiça Restaurativa e o encarceramento vinculado ao uso/dependência de drogas”.

Em outra mesa de discussão, no período da tarde, a representante do MPPR/Semear será a psicóloga Noeli Kuhl Svoboda Bretanha, que atua no Projeto Semear. A programação completa do seminário pode ser acessada aqui. “O evento é o primeiro seminário dessa natureza no Brasil e é um marco para a justiça terapêutica no Paraná, pois pela primeira vez envolverá todo o sistema de justiça do estado. Convido todos os integrantes do Ministério Público e das demais instituições, além dos cidadãos interessados no tema a participarem do evento, que é totalmente gratuito e on-line: basta acessar e assistir”, destacou o promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, que também representa o MPPR como conselheiro no Conesd-PR.

ENFRENTAMENTO

No âmbito do “Junho Paraná sem Drogas”, instituída pela Lei 19.121, de 12 de Setembro de 2017, foram realizadas, durante todo o mês, diversas atividades para informar e atualizar a sociedade – incluindo gestores responsáveis por instituições públicas e privadas, integrantes das forças de segurança pública e do sistema de justiça, além da comunidade acadêmica – sobre as políticas estaduais e municipais para o enfrentamento da questão. O cronograma do Conesd-PR e parceiros e as lives podem ser acessadas gratuitamente e em qualquer hora no próprio facebook do Conesd.

MP no Rádio

Na programação do “Junho Paraná sem Drogas”, o MP no Rádio entrevistou o promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini sobre a atuação do MPPR/Semear na área, o aumento do uso de drogas (lícitas e ilícitas) durante o período de pandemia e os eventos relacionados à campanha deste ano, com destaque para o Seminário. Ouça aqui.

Clique aqui para se inscrever (caso queira receber certificado de participação).

Acompanhe o evento ao vivo pelo Facebook do Conesd.

Leia Também

Leia Também