Trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social – Jornalismo foi apresentado nesta segunda-feira (1) pelo aluno André Nunes, sob orientação do professor e jornalista José Carlos Fernandes

O jornal Metro Curitiba, em circulação há três anos na capital paranaense, serviu de inspiração para uma pesquisa acadêmica sobre a crise dos jornais impressos e o fenômeno de vendas, e expansão pelo mundo, dos jornais de distribuição gratuita na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo foi feito como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social – Jornalismo pelo aluno formando André de Freitas Nunes, orientado pelo professor e jornalista José Carlos Fernandes, cuja apresentação e defesa foi realizada nesta segunda-feira (1) no Campus Juvevê da UFPR.
Além de Fernandes, compuseram a banca avaliadora a professora Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, integrante do corpo docente do curso, e a jornalista Martha Feldens, editora executiva do Metro Curitiba, como convidada externa. O trabalho foi aprovado com nota máxima.
Após ter trabalhado por dois anos na redação do jornal, em estágio não obrigatório, Nunes resolveu trazer a experiência do mercado para a academia. “Existem muitos estudos sobre a crise dos jornais desde meados da década de 1990, principalmente, e sobre as tentativas de se prever o futuro dos impressos. Mas pesquisas que abordam o papel dos jornais gratuitos nesse cenário ainda são poucas. Minha motivação para o trabalho veio dai, com enfoque no caso do Metro com os leitores curitibanos”, conta o pesquisador, que realizou uma enquete online com 100 leitores do jornal e entrevistas aprofundadas com grupo de cinco leitores.