Assessoria – O tratamento oncológico, sem dúvida, causa estresse e ansiedade. As infusões podem levar de duas a seis horas ou mais, gerando desconforto, tédio e fadiga emocional. Para reduzir esse impacto físico e psicológico e dentro das comemorações dos seus 30 anos, o IOP – Instituto de Oncologia do Paraná, está implementando o uso de óculos de realidade virtual (VR) para seus pacientes.
O acessório permite que os pacientes “escapem” para ambientes relaxantes enquanto estão realizando seus tratamentos e procedimentos. Estudos mostram que a VR pode reduzir a dor, ansiedade e estresse, além de diminuir o uso de analgésicos.
A iniciativa reforça a imagem do IOP como referência em tecnologia, inovação e humanização. “As experiências passam por vídeos 360º de pontos turísticos, praias, florestas, mergulhos com tartarugas e natureza em geral. Adicionalmente, estamos avaliando o desenvolvimento de conteúdos de sessões guiadas por voz para relaxamento e respiração, além de vídeos inéditos”, conta Marcus Vinicius Guandelini, Diretor de Tecnologia & Inovação do Grupo MED4U.
Estão sendo utilizados os óculos de VR (Virtual Reality) da META, em específico o META QUEST 3, que é um headset stand-alone (sem fio) com sensores IMU (giroscópio / acelerômetro). Além da curadoria de conteúdo específico para relaxamento, a tecnologia pode ser usada de forma integrada com a cromoterapia e aromaterapia.
Para Sabrina Nunes Garcia, Diretora de Operações do IOP, a tecnologia poderá ser utilizada de forma ampla nos pacientes que estiverem em período de infusão ou durante procedimentos. “Esperamos os melhores resultados possíveis. Os óculos de VR são uma experiência inovadora, que irão desconectar o paciente de algum momento que o deixa apreensivo, conectando-o com outros ambientes que formarão memórias positivas e deixarão essa trajetória mais leve”, complementa.
