sexta-feira, 14 novembro, 2025
HomeMemorialRepercutindo: intrigas pré-eleitorais revelam Greca dividido entre Ducci e Pier

Repercutindo: intrigas pré-eleitorais revelam Greca dividido entre Ducci e Pier

Ney Leprevost, Luciano Ducci e Márcia Huçulak

Os comissionados da Prefeitura (detentores de cargos em comissão), formarão, como sempre, um batalhão de cabos eleitorais acatando as vontades e preferências do alcaide Rafael Valdomiro. Todos com “obrigação” de alimentar, ainda mais,  por breve que seja, o ego imenso do autocrata de Curitiba

 

Em uma eleição, um grande trunfo é angariar equipes para o trabalho de campanha. As principais fontes dessas equipes são os órgãos públicos, em especial os detentores de  cargos em comissão, pois estes têm a “obrigação “de obedecer ao gestor eleito o qual o nomeou.

Um grande aparato eleitoral na capital do Estado do Paraná é a Prefeitura de Curitiba e suas centenas de Cargos em Comissão que representam setores próximos à população.

Neste aspecto, intrigas surgem nos bastidores pela conquista destes servidores comissionados, pagos com o dinheiro público. A última rusga da área surgiu entre os apoiadores de Luciano Ducci (PSB) e os apoiadores de Pierpaolo Petruzziello.

Segundo um servidor da Secretaria de Governo, seu chefe, Luiz Fernando Jamur, está coordenando esforços para que os comissionados apoiem Luciano Ducci e Marcia Huçulak.

PONTE ESTAIADA

Luciano Ducci já foi Prefeito de Curitiba, sendo responsável pela obra da ponte estaiada, única ponte que foi implantada em um lugar que não tem rio, tendo que ser chamada estrategicamente de “viaduto estaiado”, para evitar constrangimentos da Cidade de Curitiba ter um ponte sem um rio que passe por baixo. De qualquer forma, hoje já se avaliam ações muito positivas na Prefeitura nos tempos de Ducci…

Já Márcia Huçulak deve sua nomeação como Secretária de Saúde de Curitiba na cota de Luciano Ducci, no Governo de Rafael Greca. É bom lembrar que fidelidades parecem manter o bom relacionamento dos dois. Esse fato, aliás, é  sempre lembrando: Ducci foi o primeiro a apoiar Rafael em sua campanha como prefeito.

Pier Petruzziello. Foto: Rodrigo Fonseca / CMC

QUEM PERDE FORÇA

Quem perde é Pierpaolo Petruzziello, a despeito de sua  fidelidade ao alcaide Greca, de cujo governo é líder na Câmara Municipal de Curitiba. A realidade pode ser dura para Petruzziello: ele não tem força para se opor à  equipe de Luciano, a qual é comandada por Luiz Fernando Jamur e Marcia Huçulak.

DO APOIO DO PT

Luciano  Ducci é um deputado que sempre aparece nas épocas de eleição e tem um público cativo.  Ducci poderá se beneficiar da liderança de Lula nas pesquisas políticas lembrando sempre que o vice de Lula, Geraldo Alckmin, é do PSB, partido em que Ducci é Presidente no Paraná.

Greca está em uma saia justa, pois terá que decidir quem vai apoiar;  provavelmente terá que dividir sua equipe de comissionados entre Ducci e Petruzziello. E terá de manter equilíbrio mental, para apartar as brigas que surgirem… Parece claro que Ducci e Marcia jogam juntos e levam vantagem em relação a Pier Petruzziello.  A dúvida que está no ar é se Ducci e Marcia irão ser carismáticos suficientes para angariar votos e garantir um futuro mandato?

ATACAR NEY LEPREVOST

Que Ney Leprevost foi o mais ativo dos secretários de Ratinho Junior, ninguém duvida. Deixou  documentado em farto noticiário, as maneiras com as quais “cavou soluções” para os mais diversos desafios enfrentados pela poderosa Sejuf. E sempre saiu-se bem; não é louvação, é constatação de realidade.

O alcaide. Foto: Michel Willian/ Arquivo Gazeta do Povo

E ninguém desconhece que Ney será candidato à sucessão de Greca, com um bom perfil de obras a referendá-lo e um imenso capital de inserção na vida da Curitiba em que seu avô foi prefeito…

No entanto, os opositores preparam surpresas a Ney. Segundo fontes, observadores atentos, a candidatura de Márcia Huçulak tem por finalidade angariar votos na mesma base de Ney Leprevost, retirando um possível impulso do Deputado a concorrer à Prefeitura de Curitiba. Ney, no entanto,  tem expressiva votação em Curitiba e  forma num restrito círculo de homens públicos que conhecem a sociedade curitibana e com ela dialogam bem.

A prova de que  esta  análise não  é pura exaltação ao ex-secretário, basta se examinar as avaliações. Dentre os secretários de Ratinho Junior, ele se mantém  na ponta, entre os poucos  mais bem avaliados. Sem esquecer que deve ter ampliado seu capital eleitoral no últimos anos.

ENTRE OS MAIS LEMBRADOS

Na boca do povo, Deltan Dallagnol detém muita popularidade e é lembrado pelas ações anticorrupção da Lava jJto. Segundo um expert, Dallagnol poderá receber muito apoio e reconhecimento da maior operação anticorrupção.

Leia Também

Leia Também