Assessoria – Criado há três anos para promover a saúde, prevenir doenças e fortalecer as organizações sociais, o Instituto Unimed Curitiba já beneficiou mais de 105 mil pessoas. Desde a sua constituição, 240 organizações sociais receberam doações de alimentos, fraldas, móveis, materiais de escritório, de higiene e limpeza, brinquedos, roupas, livros e outros itens. Lares que acolhem idosos, escolas municipais e associações estão entre algumas das entidades beneficiadas.
“Nosso instituto centraliza todas as ações de impacto social na comunidade do entorno de nossa cooperativa e nos ajuda a cumprir o sétimo princípio do cooperativismo, que é gerar transformação e fazer a diferença na sociedade. E queremos fazer isso não apenas de forma pontual, mas com visão estratégica e ações permanentes que possam realmente chegar a quem mais precisa”, destaca o diretor-presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya.
O Instituto Unimed Curitiba mantém um calendário anual de atividades que contribui para suprir as necessidades de nossa região. É o caso da “Eu Ajudo na Lata”, que arrecada lacres de latas de alumínio e reverte o valor adquirido com a venda em cadeiras de rodas e outros itens de acessibilidade para pessoas com deficiência.
O incentivo à educação também está no radar do instituto. No ano passado, 2.072 estudantes foram beneficiadas com o Cooperando com a Educação e embarcaram nas histórias dos 600 livros doados, que passaram a compor os acervos de três bibliotecas escolares municipais.
Para a coordenadora do Instituto Unimed Curitiba, Kátia Lessa, o momento é de ampliar parcerias para que as ações sigam fortalecidas. “A ideia é que a gente sempre traga parceiros para potencializar o nosso alcance e também para ampliar a nossa capacidade. E também porque essa é uma forma dos parceiros botarem em prática ações de responsabilidade social que muitas vezes eles não sabem como fazer”, defende.
Voluntariado
O Instituto Unimed Curitiba possui ainda uma rede de colaboradores que amam cuidar e transformar realidades. Só em 2023, 147 voluntários dedicaram 389 horas em ações que beneficiaram cerca de 450 pessoas. E a capacitação desse público é fundamental. Por isso, uma série de palestras e treinamentos foram realizados para ajudar a renovar pensamentos e atitudes sobre si e sobre o outro.
Entre as ações, o destaque para a adoção de cartinhas e doação de presentes para crianças de escolas municipais e idosos institucionalizados. Além da entrega de doces na Páscoa e das oficinas de contação de histórias para crianças, jovens, adultos e idosos ou moradores de organizações sociais.
“Atuar como voluntária tem sido incrível, é muito gratificante poder proporcionar esses momentos de felicidade”, diz a colaboradora Maira da Silva Machado, que já atuou como ajudante de Papai Noel na entrega de presentes no Centro Municipal de Educação Infantil São Leonardo.
Acolha Nosso Ciclo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher este ano, o Instituto Unimed Curitiba lançou a campanha “Acolha Nosso Ciclo”, que arrecadou mais de 735 pacotes de absorventes e outros itens de higiene menstrual doados pelos colaboradores da cooperativa e empresas do grupo e que beneficiaram meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. O sucesso foi tanto que ação entrou para o calendário do instituto.
Como parte dessa campanha, também foram promovidas rodas de conversa com a comunidade que contaram com o apoio voluntário de médicos cooperados da Unimed Curitiba para falar sobre saúde feminina e pobreza menstrual. Problema que atinge milhares de jovens e mulheres no Brasil e que vai desde a desinformação até a falta de acesso a itens básicos utilizados durante o período menstrual.
“Agradeço a oportunidade de poder contribuir, levando informação às pessoas que participaram, e também pude aprender um pouco mais sobre um problema que ainda gera muitos prejuízos de saúde e sociais a tantas mulheres no Brasil e no mundo”, disse Aline Matos, médica cooperada e voluntária da Unimed Curitiba, especialista em ginecologia, e educadora menstrual.
Todas as participantes receberam um kit de higiene e orientações básicas para o uso. Michelen Vargas Almeida, uma das educadoras da Associação Encontro com Deus que participou da roda de conversa, destacou a importância do diálogo. “A doutora abriu espaço para nós conversarmos sobre esses assuntos com as meninas que estão começando a se tornar mulheres e também com outras educandas mais novas, que ficaram curiosas com o assunto do evento”, disse. Ações como essas colocam em prática justamente os eixos de atuação do instituto e ajudam a conscientizar sobre a importância de cuidados básicos com a saúde que ajudam a prevenir doenças advindas do uso incorreto de produtos ou materiais inadequados durante o período menstrual.
Confira o resultado de outras ações do instituto no último ano:
– Reaproveitamento de banners utilizados em eventos e ações da Unimed Curitiba e empresas do grupo transformam-se em brindes sustentáveis. Além do descarte correto, a iniciativa gera renda para o Clube de Mães da Vila Torres.
– Gincana Orgulho de Cuidar arrecadou 71,4 toneladas de alimentos não perecíveis e rações. A mobilização ajudou a reduzir a fome de 2.160 famílias e 1.856 animais.
– Projeto Selando Afeto permitiu que 296 madrinhas e padrinhos trocassem cartas com 268 idosos institucionalizados.
– Projeto Atitude na Tampa a venda e destinação correta de 2.174kg de tampinhas de plástico foram revertidas em 818 fraldas descartáveis.
– Campanha do Agasalho aqueceu mais de 1.600 pessoas no último inverno.
Para saber mais sobre o Instituto Unimed Curitiba clique aqui.