Assessoria – A rotina de mais de 200 crianças e adolescentes em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, está sendo transformada diariamente com oportunidades de crescimento pessoal, aprendizado e inclusão. Esse é o trabalho do Instituto Rottas, braço social da Rottas Construtora, que acredita no esporte como ferramenta para construir um futuro melhor.
Fundado em 2019, o Instituto promove o projeto “Treinando para a Vida”, que oferece atividades esportivas, culturais e educativas no contraturno escolar, com foco em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A proposta é clara: ir além do futebol e proporcionar desenvolvimento integral para quem mais precisa.
“Estamos falando de um projeto que oferece mais do que uma bola no pé. Aqui, crianças encontram disciplina, convivência, incentivo à leitura, acesso à arte e até orientação profissional. É sobre transformar vidas de verdade, empoderar esse alunos para que eles possam ser quem quiserem”, afirma Paulo Folador, CEO da Rottas Construtora.
Nova meta: 250 atendidos e expansão
Para 2025, o Instituto tem como meta ampliar o número de participantes para 250 e implantar uma sala de leitura e informática. O aumento no número de alunos está acontecendo de forma gradual graças a uma parceria realizada com o Grupo SBF (Centauro).
A infraestrutura será fortalecida com doações da Rottas – incluindo monitores e equipamentos – além da criação de um cantinho da leitura, que será abastecido com livros infantis e infantojuvenis doados pela livraria A Página.
Esporte, Cultura e Futuro
O projeto é estruturado em três frentes principais:
- Esportiva: Futebol como meio de aprendizado e construção de valores.
- Artística e cultural: Oficinas como teatro, fotografia e artes visuais.
- Orientação profissional: Roda de conversas com profissionais de diversas áreas, preparando os jovens para novas possibilidades.
As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h30, com programação dividida por faixa etária:
- Manhã: Crianças de 6 a 14 anos (treinos de futebol e oficinas).
- Tarde: Jovens de 15 a 17 anos (treinamentos de alta performance e mentoria profissional).