sábado, 12 outubro, 2024
HomeAgenda CulturalIlha do Mel inicia preparativos para o Jazz Festival

Ilha do Mel inicia preparativos para o Jazz Festival

Assessoria – Em agosto, a paradisíaca Ilha do Mel, um dos destinos turísticos mais visitados do Paraná, se transformará mais uma vez no epicentro da música e da cultura com o Jazz Festival. O evento atrai milhares de turistas apaixonados por boa música e natureza. Este ano a estimativa é de 60 mil pessoas passando pelo evento, um número maior se comparado aos anos anteriores, uma vez que agosto terá cinco fins de semana, além do que, a cada edição, a dedicação dos moradores e dos  comerciantes só cresce para levar ao turista uma grande experiência.

Felipe Andrews Gonçalves, um dos organizadores do evento em Nova Brasília, diz que a novidade deste ano será os diferentes locais das apresentações, com destaque para os três palcos principais, na comunidade: um no Trapiche de Nova Brasília, outro na Pracinha Felipe Valentim e, o terceiro, na Praia de Fora, com apresentações em forma de circuito entre 11h e 19h. Após esse horário, o Festival continua com as atrações adicionais do Circuito Off em algumas pousadas e restaurantes, complementando a experiência dos turistas. Toda a programação do Circuito Off, assim como dos três palcos principais, poderá ser conferida em dois endereços do Instagram: @jazzagostoilhadomel e @ilhadomeljazz.

Outro destaque é a valorização dos talentos locais e regionais. “A gente está contratando bastante músicos de Paranaguá, Pontal do Sul, Curitiba e também alguns nomes que são relevantes no circuito regional e nacional. Estamos também valorizando os músicos aqui da nossa região, reforçando o compromisso com a comunidade local”, diz Andrews.

Suzi Albino, que também faz parte da equipe organizadora, complementa que para garantir uma experiência musical rica e diversificada, a programação do Jazz Festival contempla várias vertentes do jazz. “O jazz, além de estilo de música, é raiz para muitos outros. Desta forma, estamos tendo a preocupação de contemplar, em nossa programação, as variantes do jazz, desde o jazz clássico, passando pelo jazz cigano, samba jazz, entre outros”, diz Suzi.

Além das apresentações musicais, o Festival contará com atividades complementares que prometem enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes. “Vamos também ter yoga e ações ambientais. Essa combinação de música, bem-estar e consciência ambiental torna o Festival um evento completo”, garantem os organizadores.

Serviço:
Jazz Festival, na Ilha do Mel
Local: Nova Brasília
Datas: os cinco fins de semana de agosto (de sexta a domingo) 
Horários: Das 11h às 19h, nos palcos no Trapiche, Praça Felipe Valentim, Praia de Fora e, após às 19h, Circuito Off em pousadas e restaurantes de Nova Brasília.
Mais informações: 
Instagram @jazzagostoilhadomel e @ilhadomeljazz.

Encantadas Jazz homenageia Waltel Branco

Waltel Branco (1929-2018)

O maior encontro da música com a natureza no Paraná está de volta. O Encantadas Jazz 2024, na praia de Encantadas, na Ilha do Mel, vai reunir o melhor da música paranaense e de convidados nacionais e internacionais num dos cenários mais deslumbrantes do litoral do Sul do país. O festival acontecerá, da noite de sexta-feira à noite de domingo, durante os cinco finais de semana do mês de agosto.

Além da extensa e diversificada programação musical ao longo do mês, o Encantadas Jazz contará com ações ambientais, aulas gratuitas de Yoga e uma homenagem ao maestro Waltel Branco, com sessão de autógrafos e um bate-papo sobre o recém-lançado livro “Waltel Branco: O Maestro Oculto“, do jornalista Felippe Aníbal. A conversa com o autor e o editor Teo Souto Maior está marcada para a tarde do primeiro sábado, dia 3.

As apresentações musicais acontecerão no Palco Swamp, na Praça de Encantadas (em frente ao trapiche), com shows abertos aos sábados à tarde, e nos palcos de cinco bares e pousadas do Circuito Jazz, nos três dias de cada fim de semana. O line-up, divulgado no Instagram do festival (@encantadasjazz), traz como destaque o Finde Latino-americano, com sessões abertas de músicos do Paraguai, Colômbia e Argentina, no dia 10. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e do Viaje Paraná.

O primeiro fim de semana contempla, no palco público, diferentes timbres que marcam a formação e a origem de três musicistas incríveis. Nascido em Belém do Pará, Paulo Levi possui sólida formação acadêmica internacional e hoje reside em São Paulo. Abdiel Freire nasceu em Joinville (SC) e mora em Curitiba onde divide palco com músicos da primeira linha. Cau Russo é mulher trans e tem trajetória iniciada na música erudita no interior de São Paulo e que, depois de estudos na Alemanha, veio residir em Londrina e agora em Maringá.

No segundo fim de semana, a pluralidade de origens continuará dando o tom do palco público com as presenças dos hermanos vindos do Paraguai, Colômbia e Argentina. Para conseguirem chegar no Paraná, o grupo colombiano Club Murakami, de Medellin, e o argentino Noise Jazz Merlo, de San Luis, promoveram shows para arrecadação de fundos. A paraguaia Rafaela Mood completa as atrações públicas do dia 10. A sonoridade latina encerra com um show noturno do argentino Willy Bronca, que faz uma inusitada mistura de rap e jazz.

Em todos os sábados, o palco público terá animação do DJ Snope e apresentação do entertainer Vitor Salmazo, com sorteios de brindes e promoções. Para completar as boas surpresas do Encantadas Jazz, haverá sorteio pelo Instagram do festival de duas diárias gratuitas para casal no fim de semana de 9 a 11 de agosto.

Os amantes da música e da natureza ainda poderão contar com o Jazz Bus, ônibus em horário extra que a Viação Graciosa vai disponibilizar nas cinco sextas-feiras de agosto, da Rodoferroviária de Curitiba até o trapiche de embarque em Pontal do Paraná. A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) irá colocar duas barcas para a travessia do Canal da Galheta, também em horários extras às 20 e 21 horas.

Leia Também

Leia Também