quarta-feira, 16 julho, 2025
HomeAgenda CulturalI Festival de Violoncelos de Curitiba reúne grandes nomes

I Festival de Violoncelos de Curitiba reúne grandes nomes

Assessoria – De 19 a 22 de junho de 2025, Curitiba será palco do I Festival de Violoncelos – Explorando Horizontes, um evento inédito que coloca o violoncelo no centro de uma intensa programação artística, pedagógica e cultural. Com atividades nos palcos do Guairinha e da Capela Santa Maria, o festival promete impactar mais de 2 mil pessoas, entre estudantes, músicos profissionais e o público em geral, com concertos, recitais, palestras e oficinas gratuitas.

Sob a curadoria da violoncelista venezuelana María José Bellorin Montaño, da Orquestra Sinfônica do Paraná, e direção executiva de Josnel Garcia de Carvalho, o evento reunirá alguns dos maiores nomes do cenário nacional e internacional do instrumento, como André Micheletti (SP), Eduardo Swerts (MG), Elise Pittenger (EUA/Brasil), Frederico Nable (MG), Fabio Presgrave (RN), Horácio Contreras (Venezuela/EUA), Marcus Ribeiro (RJ), Gabriella Fulglsig (Dinamarca/Brasil), Maria Eduarda Canabarro (SP) e Vana Bock De Biaggi (SP), entre outros.

“Nosso intuito é proporcionar uma experiência abrangente e enriquecedora para violoncelistas brasileiros, com ênfase especial no desenvolvimento profissional dos músicos do Paraná. O evento busca fortalecer a comunidade de violoncelistas no Brasil, oferecendo uma plataforma para o compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e crescimento conjunto”, Maria José Bellorin Montaño, curadora e diretora artística.

Formação de excelência e acesso gratuito

Com mais de 170 inscrições recebidas para as masterclasses, cerca de 80 alunos ativos foram selecionados para participar de oficinas práticas com especialistas renomados. As atividades acontecerão em diversos espaços da cidade, em parceria com a Universidade Federal do Paraná e centros culturais, consolidando um ambiente de formação e troca de experiências.

Além da programação formativa, o festival oferecerá concertos gratuitos e recitais didáticos, ampliando o acesso da comunidade curitibana à música erudita e valorizando o violoncelo em formações diversas, com foco na representatividade e na inovação. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada no local com 1 hora de antecedência de cada apresentação.

“Espero que o festival proporcione não apenas conhecimento técnico e artístico, mas também conexões valiosas, novas parcerias e oportunidades transformadoras. Acredito que criar esse espaço de encontro, aprendizado e troca é fundamental para o fortalecimento da nossa comunidade violoncelística — e da música como um todo”, declara a diretora.

Destaques

  • 80 Oficinas de Masterclass – Encontros técnicos e artísticos com foco em performance e repertório.
  • 6 Mesas-redondas e palestras – Discussões sobre bem-estar do músico, sustentabilidade de carreira e oportunidades profissionais.
  • Simulado de Provas de Orquestra – Preparação prática para processos seletivos e audições em orquestras.

Concertos e Recitais:

  • Abertura e Encerramento com diversos convidados.
  • Recital “VioloncElas” – celebra compositoras e intérpretes mulheres, com a participação e homenagem para Maria Alice Brandão.
  • Recital em Homenagem a Matias de Oliveira Pinto, grande nome do violoncelo brasileiro falecido este ano. O concerto será na Capela Santa Maria, um dos últimos locais onde Matias se apresentou durante a Oficina de Música de Curitiba, antes de falecer.
  • Recital e palestra dedicado à música latino-americana com Horácio Contreras, além da participação especial da Soprano Marília Vargas entre outros convidados.

“Os recitais foram pensados para destacar a música latino-americana, homenagear compositoras e intérpretes mulheres, celebrar o legado de Matias de Oliveira Pinto e oferecer ao público um repertório variado que explore todas as possibilidades expressivas do violoncelo”, destaca Maria.

Programação Geral – Festival de Violoncelos

  • 19/06 (quinta-feira) | Guairinha
    (XV de Novembro, 971 – Centro)

10h30 – Mesa de abertura: “Ingresso em Universidades de Música no Brasil e no Exterior”
13h30 – Masterclasses
20h – Concerto de Abertura 

  • 20/06 (sexta-feira) | Capela Santa Maria
    (Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

9h – Mesa: “Oportunidades de Carreira para Violoncelistas”
11h – Recital
13h30 – Palestra: “A Música Latino-Americana para Violoncelo”
14h30 – Masterclasses
20h – Recital de Música Latino-Americana

  • 21/06 (sábado) | Capela Santa Maria
    (Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
    9h – Palestra: “Saúde Física e Mental do Violoncelista”
    11h – Homenagem a Matias de Oliveira Pinto
    20h – Recital “VioloncElas”
  •  22/06 (domingo) | Guairinha
    (XV de Novembro, 971 – Centro)
    9h – Simulado de Provas de Orquestra
    17h – Concerto de Encerramento

O I Festival de Violoncelos de Curitiba é viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com patrocínio do Colégio Positivo. Idealização e Direção Artística: María José Bellorin Montaño. A produção é da Catálise Produções Culturais, sob direção executiva de Josnel Garcia de Carvalho.

Informações:

Leia Também

Leia Também