
Pacientes com Neuropatias Periféricas agora contam com mais um importante aliado no diagnóstico e acompanhamento dos sintomas. O Hospital Pilar conta agora com o exame de eletroneuromiografia (ENMG) o qual é indicado para investigação de possíveis lesões no sistema nervoso periférico.
A neurofisiologista, Dra. Dafne Bayer, responsável pelos exames, explica que a eletroneuromiografia permite fazer a avaliação de raízes, plexos, nervos periféricos e músculos contribuindo, principalmente, para o diagnóstico de doenças como neuropatias e miopatias. “Mas ele também pode fornecer informações sobre o grau de atividade da doença, prognóstico e pode ajudar a estreitar o leque diagnóstico, entre outros objetivos.
Esse exame é dividido, geralmente, em duas etapas: estudo de condução nervosa (dos nervos sensitivos e motores) e o exame da agulha para estudo dos músculos dos membros superiores e ou inferiores, conforme indicação médica”, diz. É possível também avaliar a junção neuromuscular, por meio do teste de estimulação repetitiva, nos casos de suspeita de Miastenia gravis (MG), por exemplo.
