Assessoria – O Aeroporto Internacional Afonso Pena, administrado pela Motiva, realizou um aporte de R$ 1 milhão ao Programa Cuidado Integral: Alta Segura e Bem-Estar, desenvolvido pelo Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba. O apoio integra as ações de responsabilidade social do Instituto Motiva, que tem entre seus focos estratégicos a promoção da qualidade de vida e o incentivo a iniciativas que transformam positivamente a comunidade local.
Referência em medicina de alta complexidade e com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário Cajuru promove o programa apoiado pelo Aeroporto Afonso Pena, cujo objetivo é garantir uma transição segura e digna dos pacientes idosos para seus lares, assegurando a continuidade do tratamento médico em ambiente domiciliar.
Com um investimento total estimado em R$9,9 milhões, o Programa Cuidado Integral já captou mais da metade dos recursos necessários graças à adesão de empresas socialmente responsáveis, como o Instituto Motiva. O projeto contempla uma série de ações integradas que visam à humanização e à segurança no processo de alta hospitalar. Com uma equipe multidisciplinar, o programa oferece avaliação clínica e social dos pacientes, kits com medicamentos e materiais médicos, além de dieta enteral, itens de higiene e treinamento para cuidadores familiares.
Segundo Rafaelle Zengo, gerente de Enfermagem do Hospital Universitário Cajuru, o Programa de Cuidado Integral visa proporcionar uma assistência integral e contínua aos pacientes vulneráveis. “A iniciativa garante acompanhamento intra-hospitalar com uma equipe especializada e, após a alta, disponibiliza insumos e equipamentos necessários para a continuidade do tratamento em casa. O programa busca reduzir o tempo de internação, prevenir reinternações e assegurar a continuidade do cuidado domiciliar com qualidade, segurança e humanização. Entre os apoios oferecidos estão medicamentos, insumos para curativos, dietas enterais e equipamentos como aspirador portátil e órteses”, explica.
Para o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior, o apoio ao Hospital Cajuru reflete o compromisso do Instituto Motiva com a responsabilidade social e com a valorização da vida. “Estamos muito orgulhosos em contribuir com um projeto que representa tanto cuidado e respeito com os idosos. Acreditamos que apoiar iniciativas como o Programa Cuidado Integral é uma forma concreta de trazer transformações positivas para a sociedade, fortalecendo o bem-estar coletivo e a dignidade humana”, afirma o gestor.
Como forma de reconhecimento ao apoio prestado pelo Instituto Motiva, o Hospital Universitário Cajuru dedicou uma de suas alas ao nome Motiva, que permanecerá assim denominada por um período de um ano. A homenagem simboliza a importância das parcerias entre instituições comprometidas com a saúde e o desenvolvimento social, e celebra a contribuição significativa do Aeroporto Internacional Afonso Pena para a continuidade e o fortalecimento do programa.
