Assessoria – Em uma dinâmica cada vez mais global, onde as questões econômicas e geopolíticas impactam diretamente o dia a dia dos negócios, o LIDE Paraná abre sua agenda em 2025 participando do Brazil Economic Forum, que será realizado no próximo dia 23 de janeiro (quinta-feira), em Zurich, na Suíça, junto ao World Economic Forum. Sustentabilidade e o futuro das relações internacionais serão os temas centrais do evento que terá a participação da presidente do LIDE Paraná, Heloísa Garrett.
“Conflitos globais, novas tecnologias, questões ligadas ao câmbio e as catástrofes ambientais apresentam desafios, mas também oportunidades, para diferentes setores econômicos. É isso que vamos buscar em nossa participação em um debate tão estratégico, reunindo líderes globais. Antecipar tendências e abrir novas possibilidades de negócio para os empresários paranaenses”, afirma Heloísa.
O Sistema LIDE hoje é o maior ecossistema empresarial da América Latina, com presença em todas as regiões do país e continentes, sendo o Paraná referência na organização pelo crescimento nos últimos anos sustentado com ações disruptivas, investindo em aproximar empresários e fortalecer a livre iniciativa. Em dezembro passado, o LIDE Paraná recebeu pelo terceiro ano consecutivo o reconhecimento de melhor unidade entre as 23 unidades do Sistema LIDE no Brasil e as mais de 20 unidades internacionais.
Neste ano, o tema do World Economic Forum, que acontece de 20 a 24 de janeiro, é “Colaboração para a Era inteligente”, com foco nas discussões sobre o futuro do trabalho e o uso das tecnologias. O encontro dos líderes globais aborda os desafios globais e regionais para estimular o crescimento, melhorando os padrões de vida, trazendo para o debate questões como a transição energética e a segurança alimentar.
“Multilateralidade econômica, incertezas geopolíticas, tensões comerciais, polarização cultural, estresse climático, computação quântica e biotecnologia são temas que certamente estarão em pauta. Lideranças reunidas para a colaboração global e enfrentar o maior desafio que é o uso das informações para ampliar o olhar dos empresários para a convergência dos temas que estão remodelando o mundo e as nossas operações”, complementa Garrett, que participará das agendas ao lado de autoridades, chefes de Estado, empresários e representantes das principais economias do mundo.
Agenda de oportunidades
A dinâmica de iniciativas que potencialize os negócios entre seus membros continua sendo o foco do capítulo paranaense do LIDE em 2025. Iniciativas focadas no aumento da competitividade, na sucessão e fortalecimento das empresas familiares, transição energética, desburocratização, fomento à industrialização e à capacitação de mão de obra, parcerias público privadas e cooperação estão entre os temas que vão direcionar a agenda do LIDE Paraná neste ano.
“Muito mais do que uma agenda de eventos, o que direciona nossa atuação no Paraná é a real cooperação entre empresas e as novas oportunidades que nascem em nosso ecossistema. Nossos membros têm acesso a informações e oportunidades que muitas vezes antecipam tendências e moldam o mercado. Informação e relacionamento são grandes ativos”, destaca Heloísa Garret. Além da Suíça, ela j´pa agendou participações em eventos para atrair novos mercados para os membros do LIDE Paraná, como Índia, Oriente Árabe, África, Estados Unidos, Europa e China.