quinta-feira, 19 junho, 2025
HomePolítica e CidadesHélio Puglielli toma posse na Academia Paranaense de Letras

Hélio Puglielli toma posse na Academia Paranaense de Letras

Curitiba News – O jornalista e professor Hélio Fileno de Freitas Puglielli tomou posse, na noite desta sexta-feira (31), como novo membro da Academia Paranaense de Letras (APL). A cerimônia foi realizada no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, reunindo acadêmicos, jornalistas, intelectuais e familiares.

Hélio Puglielli passa a ocupar a cadeira de número 20 da instituição, que já pertenceu a nomes importantes da cultura e do jornalismo paranaense: Ciro Silva, Francisco Pereira da Silva e os jornalistas Samuel Guimarães da Costa e Luiz Geraldo Mazza.

A proposta de seu nome foi feita pelo jornalista e escritor Aderbal Fortes de Farias Júnior, que destacou, durante a sessão solene presidida pelo acadêmico Paulo Vítola, a trajetória profissional e o legado intelectual de Puglielli.

A cadeira 20 carrega uma história ligada ao jornalismo e à crítica social. Um de seus ocupantes mais notórios foi Luiz Geraldo Mazza, jornalista emblemático da geração dos anos 1960, conhecido pela postura crítica às elites intelectuais do estado, que morreu em 2024. Antes dele, o historiador Samuel Guimarães da Costa, outro ocupante da cadeira, destacou-se pelo estudo do Ciclo do Mate, além de ter sido conselheiro político do ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel.

Natural de Curitiba, nascido em 2 de janeiro de 1939, Hélio Puglielli pertence a uma tradicional família de jornalistas. Sua trajetória profissional inclui décadas de atuação como editor-chefe nos jornais O Estado do Paraná e Gazeta do Povo, veículos de grande importância na imprensa estadual.

Trajetória de Puglielli

Além do jornalismo, Puglielli teve expressiva carreira acadêmica como professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também dirigiu o Setor de Ciências e Artes, desempenhando papel fundamental na formação de várias gerações de jornalistas. Sua atuação se estendeu ainda à gestão cultural, como superintendente do Teatro Guaíra, e à administração pública, exercendo o cargo de executivo da Fundação Educacional do Paraná (Fundepar).

Atualmente, Hélio Puglielli é conselheiro da Associação Paranaense de Imprensa, a mais antiga e tradicional entidade jornalística do Paraná, reforçando sua ligação com a história e o desenvolvimento da comunicação no estado.

Sua posse na Academia Paranaense de Letras simboliza o reconhecimento à sua trajetória marcada pela dedicação ao jornalismo, à cultura e à educação no Paraná.

Leia Também

Leia Também