Assessoria – O idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, Gustavo Arns e a monja zen-budista Monja Coen estão entre os finalistas do 67º Prêmio Jabuti, o mais tradicional reconhecimento literário do país, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. O livro “Ser feliz: é possível? — Um diálogo entre ciência e espiritualidade”, publicado pela Papirus 7 Mares, concorre na categoria Saúde e Bem-Estar. A cerimônia de premiação acontece no dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em evento exclusivo para convidados, com transmissão ao vivo.
A indicação celebra o encontro entre dois nomes que se tornaram referências na reflexão sobre felicidade, propósito e espiritualidade. Gustavo Arns tem se dedicado há mais de uma década à disseminação de práticas e conhecimentos voltados à promoção do bem-estar. Mestre em Estudos da Felicidade pela Centenary University (EUA), Arns também é professor de pós-graduação na USP, PUC-RS, PUC-PR entre outras.
Finalista do Jabuti
“Estar entre os finalistas do Prêmio Jabuti é um reconhecimento que vai além da literatura — é um sinal de que a felicidade vem sendo tratada com a seriedade e a profundidade que o tema merece. A ciência e a espiritualidade podem caminhar juntas na construção de uma vida mais plena e significativa”, afirma Gustavo Arns.
Na obra finalista, Arns une sua visão científica à sabedoria da Monja Coen, missionária da tradição zen-budista Soto Shu, com mais de 40 anos de vida monástica. O diálogo entre os autores propõe uma reflexão profunda sobre o que significa ser feliz, abordando a importância do autoconhecimento, do equilíbrio emocional e da vivência consciente do presente.
Além da produção literária, os autores compartilham o palco do VIII Congresso Internacional de Felicidade, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro de 2025, em Curitiba. O evento reúne mais de 25 palestrantes do Brasil e do mundo nas áreas de ciência, arte, filosofia e espiritualidade — entre eles, o psicólogo e ex-professor de Harvard Tal Ben-Shahar, o historiador Leandro Karnal, o psicólogo Rossandro Klinjey, o maestro João Carlos Martins, a cantora Dandara Manoela, a diretora de redação da revista Claudia Helena Galante, o ator Murilo Rosa e o marqueteiro João Branco.
O congresso oferece uma programação com palestras, vivências e experiências de autodesenvolvimento pessoal e profissional. O evento tem tradução para as palestras internacionais, intérprete de Libras e audiodescrição. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no site.